O vídeo que circulou nas redes sociais desde a última quarta-feira (7) em que um homem rouba de forma violenta um macaco na Marambaia, em Belém, causou repercussão e revolta. Mas a historia está caminhando para o desfecho. Na manhã desta sexta-feira (09), o responsável pela ação se apresentou à Justiça.

Ao lado do advogado, Alex dos Santos Dutra se apresentou ao Departamento de Material e Patrimônio (DEMAPA), por volta das 10h15 desta sexta-feira (9), o homem foi escondido com um capuz e em seguida foi ouvido pelo diretor da instituição, o Delegado Waldir Freire.

O acusado disse em depoimento que passava no local, por volta das 14h e 15h, do dia 06 de abril, próximo a avenida Independência, na companhia de alguns amigos, que avistaram os animais. Ele resolveu capturar o macaco, que foi solto logo em seguida.  Sobre essa informação, o homem disse que não tem como provar em vídeo, apenas com testemunhas.

Sobre o outro homem que aparece segurando a sacola, a polícia ainda não tem o nome dele, mas que ele será investigado como co-autor.

Alex assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e será investigado na Lei de Crimes Ambientais, que trata sobre maus-tratos e caça animal.

O acusado resolveu se entregar após a polícia ter descoberto o local que ele trabalhava. Ele foi demitido em razão da ação.

Os agentes de segurança foram até a casa de Alex na tarde de ontem.

O CASO

O vídeo mostra que o animal foi atraído por Alex e mais outro homem que ofereceram comida para o animal e repentinamente, com um tapa, foi jogado dentro de uma caixa de isopor, provavelmente da empresa de entrega de comida da qual Alex foi demitido. 

Acusado se esconde e foi acompanhado do advogado Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS