"Não tem água que afogue". Essa era uma expressão muito utilizada há pouco tempo para denominar uma pessoa que podia ver o mundo desabando, mas não perdia a oportunidade de sair pra beber e mesmo em tempos de pandemia para muitos a noção é zero.

Com lotação reduzida, mantendo distanciamento e com fechamento previsto para às 21h, foi permitido o funcionamento de bares e restaurantes em Belém. Porém, as novas medidas proíbem a venda de bebidas alcoólicas entre 21h e 6h, incluindo serviço por delivery (entrega a domicílio), e o funcionamento de bares, boates, casas de shows e estabelecimentos afins. Porém, o que vemos não é isso.

Dois estabelecimentos, localizados nos bairros de Nazaré e Campina foram fechados e multados por descumprirem as medidas estabelecidas pelo Decreto 0800/2020. Os bares estavam lotados, com frequentadores sem máscara e sem cumprir qualquer medida de distanciamento.

Os locais já eram reincidentes. Em outras ocasiões, os agentes de segurança já estiveram ali, porém, não adiantaram as orientações anteriores, porque os estabelecimentos continuavam lotando sem manter qualquer medidas sanitárias obrigatória.

Na noite de quarta-feira (21), feriado de Tiradentes, em cumprimento da Operação State Care, os agentes de segurança constataram o que já tinham visto em outros momentos.

“Mesmo com a flexibilização de algumas medidas, desde a semana anterior, nós continuamos a fiscalizar os estabelecimentos para dar cumprimento ao decreto estadual. Infelizmente, ainda verificamos muitos locais descumprindo as medidas estabelecidas, em especial dois estabelecimentos que tiveram suas atividades encerradas por serviços caracterizados como bar, até mesmo com apresentação de pequenos shows, o que é proibido pelo decreto estadual. Em razão disso, aplicamos nesses dois locais, que já são reincidentes, multa no valor máximo aplicado à Pessoa Jurídica, que é R$ 50 mil, e algumas outras sanções administrativas, referentes aos procedimentos instaurados na Polícia Civil”, informou o titular da Segup, Ualame Machado.

O secretário ressaltou ainda a responsabilidade da população em evitar aglomerações e frequentar locais fechados.

“Continuaremos com as nossas equipes fiscalizando de forma ostensiva esses locais, e pedimos para que, cada um, possa observar o momento que estamos vivendo. Apelamos para a consciência das pessoas e dos donos desses estabelecimentos, para que evitem aglomerações e obedeçam às medidas e aos protocolos estabelecidos pelos órgãos mundiais de saúde”, enfatizou Ualame Machado.

Locais estavam completamente lotados. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS