plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PUBLICAÇÃO

Livro mostra força da UFPA em 64 anos de história 

Nos últimos 28 anos, mais de 100 profissionais se formaram pela instituição, que resistiu ao golpe militar de 1964 e a tentativas de privatização do ensino público durante o período democrático da história brasileira. Farol na produção de conhecimento, a Universidade agrega mais de 60 mil pessoas, atualmente, entre professores, alunos e funcionários.

Imagem ilustrativa da notícia Livro mostra força da UFPA em 64 anos de história  camera A UFPA é a maior instituição de ensino superior do norte do país. | Divulgação

De acordo com o Anuário Estatístico da UFPA/2020, a comunidade universitária soma mais de 60 mil pessoas, entre discentes, docentes e técnico-administrativos. Fundada em 1957, a maior instituição de ensino superior do norte do país enfrentou muitos ataques e tentativas de cobranças de mensalidades e privatização. Entre 1990 e 2018, mais de 100 mil profissionais com graduação saíram da UFPA.

Somente em 2019, foram 1210 dissertações e 385 teses de doutorado defendidas. Esses são alguns dados que estão no livro “UFPA: Pública e Gratuita”, que será lançado pela Adufpa nesta quinta-feira (06), às 19h. O evento é virtual e será transmitido pelas redes sociais.

A publicação conta a história da federal do Pará construída na luta de docentes, discentes e técnico-administrativos, desde sua origem até os dias atuais. Foi o presidente Juscelino Kubitscheck que sancionou a lei nº 3.191/57, aprovada pelo Congresso Nacional, criando a Universidade do Pará, atual Universidade Federal do Pará (UFPA). O próprio Juscelino Kubitschek esteve presente no Teatro da Paz para o ato de instalação da UFPA, em 1º de fevereiro de 1959, nomeando também o reitor, professor Mário Braga Henriques, da Faculdade de Direito.

Resistência

Assim como nas demais universidades públicas do país, o golpe de 1964 gerou processos de intimidação e perseguição na UFPA. Estudantes e professores da UFPA sofreram as diversas formas de repressão. A Universidade se viu em meio às políticas definidas para a Amazônia: colonização, federalização das terras da região, obras de infraestrutura e grandes empreendimentos energético-minerais, respondendo aos interesses do latifúndio e do capital nacional e transnacional, posicionando a comunidade acadêmica ao lado dos movimentos sociais.

Foi nesse momento conturbado e de resistência da história brasileira que, em 1979, foi fundada a Associação dos Docentes da UFPA (ADUFPA). Com o lema “Educação pública: direito de todos e dever do Estado”, desde então a ADUFPA-Seção Sindical tem sido uma referência na defesa da Universidade pública e do direito de trabalhadoras e trabalhadores. “Em um momento de enormes dificuldades e desafios, a Adufpa organizou este estudo, que resgata a história da UFPA e apresenta um conjunto de dados que comprova sua importância social para a sociedade paraense e amazônica”, observa o diretor-geral da Adufpa, Gilberto Marques.

O livro “UFPA: Pública e Gratuita” é assinado pelos professores Gilberto Marques, Indira Cavalcante da Rocha Marques, Marcelo Bentes Diniz, Márcia Jucá Teixeira Diniz, Luciene das Graças Miranda Medeiros, José Queiroz Carneiro e Mariana Rocha Marques. A editora é a Paka-Tatu e a versão em PDF para download ficará disponível no site da Adufpa.

A publicação impressa será disponibilizada para os associados da Adufpa, entidades sindicais e populares e bibliotecas da UFPA e de instituições públicas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias