plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DR. RESPONDE

Paciente diabético: os riscos da infecção por Covid-19

Médica endocrinologista Solange Travassos alerta para chances de quadros mais graves de Covid-19 em diabéticos.

Imagem ilustrativa da notícia Paciente diabético: os riscos da infecção por Covid-19 camera Desde o surgimento da pandemia, há mais de um ano, o que já foi possível constatar é que um paciente diabético pode apresentar maiores chances de desenvolver maior gravidade em caso de infecção pelo novo coronavírus. | Divulgação/Freepik

A disseminação do Sars-CoV-2 provocou mudanças por todo o mundo e acendeu um alerta, em especial, às pessoas que já apresentavam comorbidades que, conforme se descobriu, aumentam o risco de complicações pela doença. Entre as patologias que inserem determinadas pessoas no chamado grupo de maior risco para a Covid-19, estão justamente as acometidas pelo diabetes. Desde o surgimento da pandemia, há mais de um ano, o que já foi possível constatar é que um paciente diabético pode apresentar maiores chances de desenvolver maior gravidade em caso de infecção pelo novo coronavírus.

Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a médica endocrinologista Solange Travassos explica que, diante do que já foi possível observar, as pessoas com diabetes não parecem ser mais suscetíveis a contrair a Covid-19, porém, o que as coloca em situação de alerta especial são as chances de apresentarem quadros graves.

“Quando a gente analisa, entre as pessoas com Covid, o percentual de pessoas com diabetes é parecido com o percentual do restante da população. Então, o que nos parece é que o diabetes não torna o indivíduo mais suscetível a contrair Covid”, relaciona. “Agora, por outro lado, quando você avalia na população internada com a doença em UTI ou em enfermarias, aí o número de diabéticos é maior do que a gente encontra no restante da população. O diabético não contrai mais Covid, mas ele pode apresentar maior gravidade quando contrai”.

Médica endocrinologista Solange Travassos.
📷 Médica endocrinologista Solange Travassos. |Divulgação

Vacina: educação e rodoviários serão priorizados em Belém

Ainda no que se refere à maior chance de desenvolvimento de complicações da Covid-19, outro fator de atenção também está relacionado à associação da diabetes com outras doenças, como hipertensão, obesidade, dislipidemia, problemas renais e doenças cardiovasculares. No caso de pacientes que, além da diabetes, possuem alguma ou mais de uma dessas doenças, o risco aumenta ainda mais.

Controle da glicose ameniza complicações

Por outro lado, o nível de controle da glicose no organismo pode contribuir para a diminuição do risco de complicações. A pessoa com diabetes que consegue manter a doença bem controlada, tem menos chances de agravar a Covid-19, caso infectada, destaca a médica endocrinologista Solange Travassos.

Covid-19: regiões do Pará saem do bandeiramento vermelho

“A gente tem certeza disso: se o diabetes estiver bem controlado, o risco de complicar é muito menor. A glicose alta parece que favorece a replicação do vírus, então ele multiplica mais se o diabetes estiver descontrolado e, além disso, a pessoa fica mais inflamada”, aponta Solange. “Eu estou com muitos pacientes diabéticos com Covid, mas que é uma população bem cuidada, que mantém o diabetes controlado, que está com medo da pandemia, então está tomando mais cuidado ainda e eu não tenho tido casos graves”.

Paciente diabético: os riscos da infecção por Covid-19
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias