A tão conhecida farinha de Bragança é conhecida por seu sabor inigualável. Esse reconhecimento não vem apenas da população paraense. A partir de agora, a iguaria possui selo de Indicação Geográfica, o que garante a qualidade do produto fornecido pela cidade, assim como o queijo do Marajó, que também garantiu o selo em abril deste ano.

O Selo de Indicação Geográfica (IG) já é mundialmente conhecido. Farinha de Bragança é um termo muito rico, cheio de significado e que há tempos tem a notoriedade que faz o produto ser conhecido nacionalmente. A partir do reconhecimento da IG, pelo Instituto Nacional de Patrimônio Intelectual (INPI), só  pode receber esse nome o produto comprovadamente produzido na delimitação geográfica definida no dossiê aprovado pelo órgão. Daqui por diante só se pode dizer que é farinha de Bragança, o produto produzido nos municípios de Augusto Corrêa, Bragança, Tracuateua , Viseu e Santa Luzia do Pará. 

O selo deverá ser utilizado por todos os produtores que estejam produzindo nesses locais e  que terão seus produtos monitorados para padrão de qualidade junto ao conselho regulador da IG, composto por diversos órgãos que desde de 2013 estão dedicados em campo e em busca dessa conquista.

O fórum estadual  de indicação geográfica e marcas coletivas foi fundamental no apoio, bem como, toda a sua rede de instituições como MAPA, Universidade Estadual do Pará, Embrapa, dentre outros. 

Farinha de Bragança agora é iguaria brasileira única
📷 |Reprodução/William Alves

É importante ressaltar o trabalho de todas as organizações que representam os  produtores ( Coomac , Coopaviseu, Comar, Coopagro, Fetagri) que foram incansáveis e acreditaram nesse sonho e que hoje comemoram  esse momento e se preparam para o que há de vir com a necessidade de gestão do processo, promoção desse território, recepção de turistas e imprensa especializada  e tantos outros benefícios em nome do desenvolvimento territorial, principalmente para os setores de agricultura familiar e turismo, que terão um ganho com esse reconhecimento .

É uma conquista de um trabalho coletivo que tem como objetivo maior a salvaguarda  do processo de um patrimônio imaterial do povo bragantino, que terá mais esse motivo para se orgulhar do seu lugar . 

Farinha de Bragança é a farinha  de mandioca mais saborosa do mundo. 

Farinha de Bragança agora é iguaria brasileira única
📷 |

MAIS ACESSADAS