plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MEDIDAS CONTRA CEPA INDIANA

Transporte de passageiros é suspenso no trem da Vale

Solicitação foi feita pelo Governo do Estado do Pará à Vale, em caráter de urgência, e pretende evitar o alastramento da infecção pela cepa indiana da Covid-19

Imagem ilustrativa da notícia Transporte de passageiros é suspenso no trem da Vale camera Divulgação Vale

Após solicitação do Governo do Estado do Pará, por meio de ofícios enviados neste domingo (23), a empresa Vale anunciou que está suspenso, a partir desta segunda-feira (24), a circulação do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC), como medida preventiva no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Municípios do Pará entram em alerta para cepa indiana

Dois casos suspeitos da cepa indiana são registrados no Pará

No documento, o Governo do Pará considerou a atual situação do Estado do Maranhão, que se encontra com registros da nova cepa indiana da Covid-19. Atualmente, o Trem de Passageiros possui 15 pontos de parada, em 27 municípios localizados entre os estados do Pará e do Maranhão.

De acordo com a Vale, os passageiros que tiverem suas viagens canceladas poderão solicitar o reembolso do bilhete, sem custo adicional ou aguardar o retorno do trem para remarcar no prazo de um ano da data de emissão.

Mais informações podem ser obtidas por meio do canal de atendimento Alô Ferrovias (0800 285 7000).

A Vale informou, ainda, que "continua acompanhando a situação e reitera o seu compromisso com a segurança dos passageiros, de suas operações e das comunidades ao longo da ferrovia". "A Vale está em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão federal responsável por regular e fiscalizar a concessão ferroviária", declarou a empresa, por meio de nota.

OUTRAS MEDIDAS CONTRA O ALASTRAMENTO DA NOVA CEPA

Por meio das suas redes sociais, neste domingo (23), Helder Barbalho informou, ainda, que foram enviados pedidos de informações aos diretores presidentes da Companhia das Docas do Pará (CDP) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), assim como também aos superintendentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Aeroporto Internacional de Belém, sobre as medidas de prevenção tomadas em portos, aeroportos e nos postos localizados nas divisas do Estado do Pará com o Maranhão, para combater, em território paraense, a proliferação da cepa indiana.

“Já emitimos, através da Secretaria de Saúde (Sespa), nota de alerta para que os serviços de saúde do Estado fiquem atentos à identificação de possíveis casos da variante aqui no Pará. Todas as providências estão sendo tomadas, mas nós pedimos que a população continue se protegendo, usando máscara, não descuidando das medidas de segurança e, para quem puder, que fique em casa. Se proteja, proteja sua família”, reforçou o governador do Pará.

NOVA CEPA

O Maranhão confirmou, na quinta-feira (20), os primeiros casos da variante indiana do coronavírus (B.1.617) no Brasil. Os seis casos da nova cepa no país foram detectados em tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, que saiu da Malásia e chegou ao litoral maranhense, no último dia 14 de maio.

Um dos infectados foi internado em um hospital particular de São Luís. Os outros, estão isolados dentro do navio, em alto mar.

RECOMENDAÇÕES

Na sexta-feira (21), a Sespa emitiu nota de alerta para que os serviços de saúde do Estado estejam atentos para identificação de casos no território paraense. Também foram feitas recomendações, durante reunião realizada com representantes do Centro de Operações Emergenciais (COE-Covid-19/PA), técnicos da vigilância sanitária do Estado, técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) além de representantes dos centros regionais de saúde da área de fronteira, para que haja intensificação da vigilância em portos, rodoviárias e aeroportos, sendo solicitado a ANVISA que notifique de forma imediata a ocorrência de casos suspeitos identificados durante as fiscalizações para a investigação e adoção das medidas de isolamento.

O Pará não possui, até o momento, registro de casos confirmados da nova cepa indiana. No entanto, no sábado (22), foram analisadas amostras de dois pacientes do município de Primavera, no nordeste paraense, pelo Laboratório Central (Lacen - PA), os quais testaram positivo para COVID-19. Por se tratar de pessoas que estiveram no Porto de Itaqui, no litoral do Maranhão, onde há casos confirmados da nova variante do coronavírus, os pacientes estão em isolamento e sendo monitorados.

As amostras dos pacientes foram encaminhadas para sequenciamento genético no Instituto Evandro Chagas, para confirmar ou descartar a nova variante.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias