plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO

Belém começa a vacinar pessoas por faixa etária; veja onde!

Nesta quinta-feira será realizada a primeira chamada da imunização para o grupo de pessoas nascidas no ano de 1962, sem comorbidades ou deficiências, na capital paraense e distritos

Imagem ilustrativa da notícia Belém começa a vacinar pessoas por faixa etária; veja onde! camera Na Aldeia Amazônica o movimento foi intenso tanto para quem procurou o atendimento pelo drive-thru quanto a pé | Mauro Ângelo

Ocalendário de vacinação contra o novo coronavírus recomeça nesta quinta-feira (03), em Belém, e nos distritos, com a primeira chamada para o grupo de pessoas nascidas no ano de 1962, sem comorbidades ou deficiências. No total serão disponibilizadas 9 mil doses. Já na sexta-feira (04), o público-alvo serão os nascidos em 1963, contemplados com cerca de 10 mil doses. Ontem (02), a imunização teve como foco pessoas com comorbidades e com deficiência permanente nascidas entre os anos de 1962 a 2003, para as quais foram destinadas 3 mil doses da vacina.

A vacinação ocorreu no horário de 9h às 17h, com o imunizante da AstraZeneca, nos 18 pontos, espalhados pela capital e pelos distritos. Hoje, ela ocorrerá nos mesmos pontos e horários, sendo necessário apresentar documento de identificação, CPF e comprovante de residência e cartão do SUS (caso possua).

No ponto de vacinação localizado no Cassazum, no bairro do Marco, ontem, o movimento pela manhã foi intenso, mas sem grandes filas. Quem chegava era logo orientado para fazer o cartão de vacinação na parte de dentro. Foi o que aconteceu com o universitário Orlando do Vale, de 25 anos. Ele foi ao local para tomar a primeira dose da vacina por conta de uma deficiência permanente. “Estou me sentindo aliviado, especialmente nesse momento da pandemia que tem tantas pessoas sofrendo,perdendo pessoas”, disse.

Ele mora com a mãe, de 49 anos, e espera que ela também possa ser vacinada em breve. “Ela estava muito preocupada comigo, porque com 19 anos tive um câncer na tíbia e precisei ser submetido a uma cirurgia, na qual tive que assinar um termo de amputação e colocar uma prótese e graças a ela pude me vacinar hoje (ontem). Mas espero que a minha mãe, assim como todas as outras pessoas possam também ser vacinadasem breve”, afirmou.

Na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira, o movimento também esteve intenso tanto para quem procurou o atendimento pelo drive-thru quanto a pé.

Foi nesse local que a doméstica Bruna Batista, de 29 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus. “Tenho um problema sério de asma há muitos anos e agora estou me sentindo mais aliviada, porque não estava saindo para nenhum lugar por medo do vírus. Meu filho mais velho acabou infectado e fiquei muito preocupada, até hoje não sei como não peguei também”, disse. Ela contou já ter alguns planos para depois que estiver completamente imunizada. “Depois de tomar a segunda dose, espero poder sair um pouco de casa e dar uma volta”, completou.

Belém começa a vacinar pessoas por faixa etária; veja onde!
📷 |Diário do Pará

A vendedora Milene Reis, de 52 anos, disse que por conta também de uma asma conseguiu se vacinar. “Sofro desde pequena, por isso estava muito aflita com essa questão da covid. Agora com a vacina já posso ficar um pouco mais tranquila. Sei que não vamos voltar ao que era antes, mas quero pelo menos poder retornar parte da minha rotina, porque estou sem trabalhar desde que a pandemia começou. Com a vacina agora, espero voltar a minha ocupação “, destacou.

Balanço

Segundo um balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a capital paraense conseguiu fechar maio com 540 mil pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Já o total de pessoas vacinadas com as duas doses foi de 330 mil. Durante a semana de 24 a 29 de maio foram 47.388 imunizados do grupo de comorbidades, 9.068 pessoas com deficiência, 3.564 gestantes,747 puérperas, 1.407 trabalhadores da limpeza urbana, 1.190 portuários e aeroportuários e 6.297 trabalhadores da educação, que ainda estão sendo vacinados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias