Empreender não é um processo fácil. Ter conhecimento da área que quer atuar, além de estar ciente do mercado, podem fazer a caminhada ser mais fácil. Porém, ter suporte para desburocratizar o processo, deixam o empreender mais seguro.
Benevides lança o Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa é do Sebrae em parceria com a prefeitura municipal, que prevê a implementação de um conjunto de estratégias focado em gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva e cooperativismo e crédito.
- Uepa: novo reitor e vice-reitora tomam posse na universidade
- Familiares procuram por bombeiro do Pará desaparecido
Serão 18 meses de trabalho, com a oferta de 38 soluções e mais de mil horas de consultorias, aplicadas por dez consultores especializados. O Sebrae subsidiará 60% do valor financeiro a ser investido.
O programa representa o que há de melhor nas ações do Sebrae em políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo. “Com ele, damos uma importante contribuição para a transformação econômica dos municípios, focando na melhoria do ambiente de negócios, em especial, dos pequenos negócios”, destaca do diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
“Essa é uma iniciativa que, certamente, vai fortalecer ainda mais o potencial que Benevides tem. Nosso município tem muitos empreendedores que vivem da produção local. Com esse apoio técnico e suporte do Sebrae eles vão poder se desenvolver e, assim, ajudar no fomento da economia local e na geração de empregos”, ressalta a prefeita de Benevides, Luziane Solon. “Estamos muito contentes e não tenho dúvidas de que Benevides será uma das melhores cidades para se empreender no estado do Pará”, frisa a gestora municipal.
Além de Benevides, no Pará já aderiram ao Cidade Empreendedora as prefeituras de Breves, Marituba, Abaetetuba, Barcarena, Dom Eliseu, Ulianópolis, São Miguel do Guamá, Castanhal, Mãe do Rio, Cametá e Paragominas - que está no segundo ciclo do programa, tendo participado desde o início no estado, em 2019. O lançamento nesses municípios também deve ocorrer neste mês, sendo a próxima agenda dia 16, em Marituba.
Nesta edição, o tempo de duração do programa foi ampliado em seis meses e terá seis soluções a mais que no ciclo anterior.
O Programa Cidade Empreendedora será lançado na próxima terça-feira (08), às 10h, no Ginásio Municipal Nagib Salomão Ross. A cidade é uma das doze que receberão a segunda edição do programa no estado, que inicia em 2021.
Sobre o programa
O Cidade Empreendedora foi criado pelo Sebrae para a apoiar a transformação econômica dos municípios por meio da implementação de um conjunto de ações estratégicas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, promovendo e fortalecendo as micro e pequenas empresas, e consequentemente, gerando renda e empregos para as cidades.
Em 2021, o programa foi expandido para mais municípios brasileiros, com expectativa de que ele chegue a 1.150 cidades, de forma adaptada de acordo com o perfil, vocação e interesse de cada localidade. Nos últimos anos, ele foi aplicado em 510 munícipios brasileiros.
No Pará, ele foi lançado no Pará em 2018 e começou a rodar no ano seguinte, com ações para o Ciclo 2019\2020 nos municípios de Moju, Canaã dos Carajás, Juruti, Parauapebas, Paragominas e Santa Izabel do Pará, com resultados relevantes em várias áreas, como ampliação às ações de orientação aos empreendedores, fomento à formalização e desenvolvimento dos negócios, acesso a crédito, ampliação de vendas de pequenos negócios para as prefeituras, redução do tempo para abertura de empresas e elevação da arrecadação municipal.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar