O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto de competência do município, que incide sobre a propriedade predial e territorial urbana. O fato gerador do IPTU é a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, situado na área urbana, e que não se destine à exploração de atividade agrícola, pecuária, extrativa vegetal ou agroindustrial.

A Prefeitura de Ananindeua adiou para o próximo dia 12 de julho de 2021 o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU) para quem optar por pagar o débito em conta única. A guia de recolhimento (boleto de pagamento) pode ser retirada de forma on-line, pelo site da secretaria (www.ananindeua.pa.gov.br/segef) ou de forma presencial, em dois locais: na sede da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (Segef), localizada na Av. Claudio Sanders, n° 1.590, no bairro do Maguari, de segunda a sexta, das 8h às 14h; ou na Estação Cidadania, que fica no 2º piso do Shopping Metrópole, na avenida Mário Covas, e funciona das 10h às 17h.

Para retirar a guia de recolhimento de forma presencial, o contribuinte deverá ter em mãos documento de identidade, se proprietário, ou identidade e procuração nas demais hipóteses. O uso de máscara é obrigatório.

Última oportunidade

O contribuinte que optar pelo pagamento de cota única, que se estendeu até o dia 12 de julho, terá um desconto de 20% no valor total do imposto. Essa é uma ótima oportunidade para o morador de Ananindeua que ainda não se regularizou junto à secretaria.

O IPTU poderá ser pago em qualquer agência bancária credenciada (Banpará, Basa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Caixa) ou nos demais canais disponibilizados pelas instituições financeiras, como os aplicativos bancários.

MAIS ACESSADAS