plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
FÓRUM DOS GOVERNADORES

Helder solicita ao Ministério mais vacinas para o Pará

Em videoconferência, o governador do Estado do Pará fez o pedido diretamente ao ministro da saúde, Marcelo Queiroga.

Imagem ilustrativa da notícia Helder solicita ao Ministério mais vacinas para o Pará camera Agência Pará

Até o momento, o Estado do Pará já recebeu 4.687.240 doses, sendo 2.611.700 da Astrazeneca, 1.408.240 da Coronavac, 532.350 da Pfizer e 134.950 da Janssen. Foram vacinadas 2.742.766 de pessoas com a primeira dose e 1.294.971 com a segunda dose.

Na manhã desta terça-feira (13), o Governador Helder Barbalho participou de uma reunião por videoconferência do Fórum Nacional dos Governadores. O evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e foram tratadas questões sobre o panorama da vacinação no Brasil e o envio de novas doses. Na ocasião, o governador aproveitou para solicitar mais doses de vacinas contra Covid-19 ao Pará.

Segundo o governador, mesmo o Estado ocupando o 5º lugar no ranking de vacinação, ainda faltam muitos paraenses serem vacinados. "Apesar do Pará estar em 5º entre os estados que mais aplicou vacinas, isso ainda corresponde a um percentual pequeno da população, o que nos coloca em uma posição inferior com relação a cobertura vacinal. Por isso, durante a reunião, solicitei ao Ministro, que os critérios de quantitativo de doses enviadas por Estado seja revisto".

Para Rômulo Rodovalho, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), proporcionalmente o Estado tem recebido menos vacinas, quando se compara a população geral do Estado.

"Entre as unidades da federação não existe essa proporção. O Estado do Pará já executou cerca de 86,14% das doses enviadas pelo Ministério da Saúde e só alcançou uma população de 31,56%. Quando se compara com estados como o Rio Grande do Sul, que executou 78% das vacinas e conseguiu cobrir quase metade da população do estado, com 46.91% de pessoas imunizadas. Isso revela uma discrepância e apesar do nosso esforço em executar rapidamente a distribuição das doses, apesar do trabalho dos municípios em aplicarem as doses e informar no sistema, a gente não consegue avançar na mesma proporção que outros estados na cobertura vacinal, por que temos recebido menos vacinas proporcionalmente em relação à população geral", avalia o secretário de saúde.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias