plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Belém: Prefeitura espera novas doses para retomar vacinação

Com atraso no envio por parte do Ministério da Saúde nos últimos dias, a vacinação na capital paraense e em outras cidades do Estado ficou paralisada.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém: Prefeitura espera novas doses para retomar vacinação camera A vacinação foi tranquila no último sábado em Belém. | Celso Rodrigues

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), retomou a vacinação contra a Covid-19 em Belém e nos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro, para os nascidos em 1991 e para as pessoas com a segunda dose da Astrazeneca atrasada ou marcada para o mês de julho. A vacinação ocorreu neste sábado (17), em 24 pontos, das 9h às 17h. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Sesma, Cláudio Salgado, foram recebidas 18 mil doses do imunizante que serão utilizadas em usuários de 30 anos e pessoas que perderam a vacinação em outros meses.

“Serão 12 mil doses para os nascidos em 1991 e seis mil para a segunda dose daqueles que perderam a vacinação em outra chamada. A ideia é utilizar todo o quantitativo para estes grupos, já que nas últimas semanas a Secretaria reforçou a divulgação sobre a importância da vacina”, esclareceu. Ainda de acordo com o diretor, há possibilidade de neste fim de semana chegar nova remessa de vacinas, e caso isto ocorra, a Sesma abrirá imediatamente um novo calendário. “Se isso acontecer faremos uma nova chamada na segunda-feira (19), inclusive com a possibilidade de incluir novamente os nascidos em 1990. Sabemos que chamamos este grupo em cima da hora e a demanda foi um pouco abaixo do esperado. Por isso, estamos pensando em abrir novamente”, adiantou.

TRANQUILIDADE

Em um dos pontos de vacinação, no ginásio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o movimento foi considerado tranquilo pelos profissionais de saúde, com filas pequenas no começo da manhã deste sábado (17). “Observamos um fluxo baixo de pessoas e geralmente no início do dia já temos uma noção de como vai ser a demanda. As filas estão bem pequenas, em todos os locais. Entretanto, fazemos um apelo para que as pessoas venham se vacinar, que tenham consciência de que a dose não é só dela, é uma proteção coletiva e mesmo em julho não podemos parar. No momento em que você escolhe não se vacinar, você não está comprometendo apenas a sua saúde, você está fazendo uma escolha coletiva e que terá reflexo para a sociedade”, destacou a coordenadora de posto, Lidiane Vasconcelos, acrescentando que, como o município fica à espera da chegada de novas vacinas, não há como fazer um grande planejamento.

“A sociedade exige isso, mas estamos em um contexto no qual não temos doses para nos planejarmos e ficamos sempre à espera de chegarem novos lotes. Porém, sempre que chega já vacinamos, pois quanto mais pessoas imunizadas, mais rápido conseguimos criar uma barreira contra o vírus para toda a população”.

Com a sensação de alívio, o músico Bráulio Habib, 30 anos, disse que estava ansioso para que chegasse logo a sua faixa etária. “Me sinto aliviado e feliz por sentir um sopro de esperança de retomarmos futuramente nossas vidas e nossas atividades com mais segurança e com a saúde reforçada”, destacou ele, que no mesmo dia ainda iria para Tailândia a trabalho.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias