Com a chegada de novas doses de vacina à capital paraense, a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) retomou o calendário de vacinação contra a Covid-19 para o público por faixa etária. Nesta quinta-feira (29), os nascidos em 1993 ou 1994 são chamados aos postos para receber a primeira dose do imunizante. Já amanhã (30), é a vez dos nascidos em 1995 e 1996 receberem a vacina. A expectativa é que cerca de 50 mil pessoas sejam vacinadas nesses dois dias nos postos da cidade.
Ontem (28), a secretaria de saúde antecipou o calendário de segunda dose da vacina da Pfizer para pessoas com comorbidades, e que haviam recebido a primeira dose do imunizante entre os dias 05 e 08 de maio de 2021, estando com o retorno da segunda dose agendado para os dias 28, 29, 30 e 31 de julho. O público que estava com a segunda dose da vacina AstraZeneca atrasada também pode se vacinar.
- Lojas de material escolar se preparam para volta às aulas
- X-tudo de R$ 120 e show de R$ 400: os preços de Salinas
Segundo o diretor de Vigilância à Saúde da Sesma, Cláudio Salgado, a antecipação ocorreu para que o máximo de pessoas completassem o ciclo de imunização em um só dia. “Quando analisamos esse período, vimos que juntando essas pessoas dos quatro dias teríamos no máximo 14 mil pessoas para atender. Esse é o número que estamos acostumados a fazer em um dia de trabalho tranquilo, por isso optamos por fazer a antecipação para um único dia”, explica.
Mesmo com a antecipação do calendário e um grande número de pessoas contempladas, a movimentação pela busca dos imunizantes foi tranquila em alguns postos de vacinação durante a manhã de ontem. No posto montado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual do Pará (UEPA), os atendimentos ocorreram de forma rápida e sem grandes tumultos.
A autônoma Rosana da Costa, 57 anos, comemorou a aplicação da sua segunda dose da vacina e também se emocionou ao lembrar dos familiares e amigos que não tiveram a mesma oportunidade. “Graças a Deus esse dia chegou para que eu ficasse 100% imunizada. É uma bênção ter tido essa chance que várias pessoas, inclusive, membros da minha família e amigos tão próximos não tiveram. Eu que fiquei bem mal quando contraí o vírus me sinto agora uma verdadeira vencedora”, disse.
REDUÇÃO
O diretor em Vigilância à Saúde informou ainda que a capital paraense atingiu a marca de um milhão de vacinas aplicadas. “Esse é um marco implicante para todos nós que estamos na direção da vacinação, como também para quem está recebendo as doses. Chegamos a esse patamar importante com 750 mil primeiras doses aplicadas e 250 mil da segunda”, afirma.
A vacinação contra a covid-19 está em curso na capital há um pouco mais de seis meses. De lá para cá, houve diminuição de 79% das notificações de casos. De acordo com o levantamento epidemiológico mais recente da Sesma, em janeiro foram 8.024 casos notificados da doença, já em junho esses registros caíram para 1.681 casos, acompanhados por uma diminuição de 69% de óbitos registrados também neste mesmo período. O destaque foi para o mês de junho que apresentou uma redução de 67% no número de óbitos por covid-19 em relação a janeiro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar