plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO PÚBLICA

Estudantes ganham polo de preparação gratuita para o Enem

O Polo Metropolitano Pré-Enem oferece inicialmente 3.400 vagas para alunos da rede pública, que terão aulas de redação, matemática, biologia, física, química, entre outros.

Imagem ilustrativa da notícia Estudantes ganham polo de preparação gratuita para o Enem camera O polo foi entregue hoje e vai ofertar 3.400 vagas para alunos da rede pública. | Cácia Medeiros/RBATV

O Enem foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio. A partir de 2004, a prova passou a ser utilizada como ferramenta para ingresso em instituições do ensino superior e, em 2010, com sua inclusão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), foi reconhecido como o maior e mais completo exame educacional do Brasil.

Ao longo de sua criação, o Enem acabou substituindo o tradicional vestibular realizado por faculdades e universidades nacionais, tornando-se hoje ferramenta para concessão de bolsas de estudo parciais e integrais em faculdades particulares por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Os alunos acabam ficando bem preocupados e nervosos com a prova, por sua importância. Eles precisam se dedicar ao máximo par obter um bom resultado.

Com o intuito de garantir o processo de aprendizagem e a competitividade dos alunos da rede pública no Enem, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entregou nesta segunda-feira (2), o Polo Metropolitano Pré-Enem, na capital paraense, sendo destinado para estudantes que residem nos cinco municípios da Região Metropolitana de Belém.

O local tem capacidade para atender até 6 mil candidatos, mas devido à pandemia da Covid-19 e respeitando os protocolos de biossegurança, neste primeiro momento, serão ofertadas 3.400 vagas para estudantes da rede pública que estão na 3ª série do Ensino Médio, em 2021, e para aqueles que concluíram os estudos nos anos anteriores. O espaço também vai disponibilizar cursos específicos direcionados ao Enem, como de redação, matemática, biologia, física, química, entre outros.

Esse novo ambiente educacional tem nove salas de aula, laboratórios de informática, espaços para estudos e relaxamento. Os participantes terão aprendizagens preparatórias durante três vezes por semana, de segunda a sábado, em regime alternado e haverá turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. Já as atividades específicas terão duração de 4 horas e vão ocorrer de segunda a sexta.

Em parceria com o programa Territórios Pela Paz (TerPaz), vinculado à Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), o Polo Metropolitano Pré-Enem será levado para os bairros atendidos pela iniciativa social. Os professores que atuam no projeto educacional vão sair da sede, para dar aulas nas localidades que compõem o TerPaz e nas futuras instalações das Usinas da Paz (UsiPaz).

ENEM PARÁ DIGITAL

A plataforma digital Enem Pará, produzida pela Seduc, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que atendeu em 2020 mais de 10 mil estudantes, também vai ganhar um espaço no Polo Metropolitano Pré-Enem. O projeto visa oportunizar o acesso de conteúdos preparatórios para o Enem, especialmente para alunos da rede pública estadual, através da internet.

Em breve, a iniciativa também vai promover aulões itinerantes em diversos municípios paraenses, no formato presencial, com a participação de professores especialistas em todas as áreas do conhecimento que são cobradas no exame. A expectativa é que mais de 300 estudantes sejam beneficiados em cada ação.

O Polo Metropolitano Pré-Enem fica na Avenida João Paulo II, nº 1867, entre Tv. Dr. Enéas Pinheiros e Tv. Pirajá, bairro do Marco, em Belém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias