plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO VERÃO 2021

Julho registra o menor número de crimes violentos no Pará

Órgãos do sistema de segurança pública apresentaram o balanço das ações realizadas durante o mês das férias escolares. O Pará registrou 153 crimes violentos letais intencionais, menos que em 2020

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Julho registra o menor número de crimes violentos no Pará camera Representantes dos órgãos de segurança pública fizeram um balanço da Operação | WAGNER SANTANA/DIÁRIO DO PARÁ

Os índices da violência continuam a diminuir no Pará. Ontem, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou o balanço da Operação Verão 2021 e apontou que o número de crimes violentos letais intencionais (CVLI) diminuiu 9,5% na comparação entre julho de 2020 e julho de 2021. Neste ano, o mês das férias escolares registrou 153 CVLI, e no mesmo período do ano passado, foram 169 casos.

“É importante lembrar que no ano passado havia menos circulação de pessoas nas ruas por causa das medidas restritivas de enfrentamento à pandemia. Mesmo assim conseguimos reduzir o número de mortes violentas”, enfatizou o titular da Segup, Ualame Machado. “Fechamos o mês de julho como o melhor mês da linha histórica desde 2010”, acrescentou.

Em 2018, antes da atual gestão do sistema de Segurança Pública, 276 crimes violentos letais intencionais foram registrados no mês de julho. Os números deste ano (153) confirmam uma redução de 44,6% nestes índices de criminalidade. A Operação Verão 2021 foi realizada em 40 localidades paraenses, reunindo um efetivo de mais de três mil agentes de segurança.

LEIA TAMBÉM!

Além do combate à criminalidade, os órgãos ligados à Segup também atuaram na fiscalização do cumprimento do decreto estadual nº 800/2020 que dispõe sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19. Durante a coletiva para divulgar os dados da Operação, Ualame informou que existem investigações em andamento sobre casos de estabelecimentos que descumpriram o decreto e promoveram aglomerações e shows. “Há também iniciativas de investigação feitas pelo Ministério Público do Estado”. A Polícia Civil informou que fiscalizou 289 estabelecimentos (restaurantes, bares e similares), sendo que 29 foram fechados.

CVLI

No caso dos registros de CVLI, o titular da Segup apontou que o número de homicídios em julho de 2021 chegou a 146. O equivalente a 8,8% a menos que o registrado em julho do ano passado, quando o Pará registrou 160 homicídios.

O número de latrocínios também foi menor. Cinco registros em julho passado, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 7 - e em 2018 foram 17 casos de latrocínios. Ou seja, de 2018 para 2021, os meses de julho apresentaram uma redução de 70,6% no total de registros de latrocínio.

O número de ocorrências de lesão corporal que resultaram em mortes se manteve no número de dois casos registrados, tanto em julho deste ano, quanto em julho do ano passado.

Os casos de roubo durante o mês de julho diminuíram, segundo o balanço apresentado pela Segup. Foram 5.417 ocorrências este ano, ou seja, 6,3% a menos que em julho de 2020, quando o Estado registrou 5.783 casos de roubo. Em julho de 2019 foram 7.044 e em julho de 2018 foram 8.891 registros de roubo no Estado do Pará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias