Adultos a partir de 18 anos de idade de todos os 144 municípios paraenses poderão ainda esta semana tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho (MDB) na tarde de ontem (5), em vídeo divulgado nas redes sociais, e confirma a antecipação do início da imunização para toda a população adulta paraense - antes previsto para ocorrer somente no final deste mês. Entre quarta (4) e quinta (5), o Ministério da Saúde enviou mais 145.310 mil doses de CoronaVac e Pfizer, que serão entregues às regionais de Saúde para imediata distribuição às prefeituras.
Em Belém haverá vacinação hoje para os nascidos em 2001, e no sábado, dia 7, chega a vez daqueles que nasceram nos anos de 2002 e 2003. “A partir deste recebimento, anunciamos que estaremos distribuindo para os 144 municípios vacina para já começar, ainda esta semana, a vacinação de todos com 18 anos para mais, portanto antecipando o calendário, e podendo anunciar a feliz notícia de que todo o público adulto do Pará já estará recebendo a primeira dose. Se vacine, se proteja, e vamos vencer esse momento”, declarou o chefe do Executivo Estadual na gravação.
- Belém vacina pessoas com 18 anos nesta semana
- Mais de 97 mil doses de vacinas da Pfizer chegam no Pará
Até a noite desta quinta-feira (5), o Pará aplicou 4.900.983 doses de imunizantes, sendo 3.227.769 da primeira dose e 1.673.214 vacinas correspondentes à segunda dose de imunização contra a Covid. As informações sobre a vacina são fornecidas pelas secretarias municipais de saúde e a população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o estado através da página do Vacinômetro.
Assim que os lotes desembarcarem no Aeroporto Internacional de Belém, quase que imediatamente começará a distribuição, em operação coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), para as unidades regionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Esta, por sua vez, fará a distribuição para os municípios, e as prefeituras então anunciarão o andamento do calendário de vacinação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar