plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO

Belém completa 1ª dose para quem tem mais de 18 anos

Com a imunização de sábado, a capital paraense alcançou todas as faixas etárias da população adulta, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde. Nesta segunda-feira não haverá vacinação em Belém

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém completa 1ª dose para quem tem mais de 18 anos camera Os nascidos em 2002 e 2003 receberam a primeira dose nos 24 pontos disponibilizados, como o grupo de amigo | Wagner Almeida

A vacinação contra a Covid-19 dos jovens com 19 e 18 anos de idade chegou em Belém no sábado (07), fazendo com que a capital paraense alcançasse todas as faixas etárias da população adulta com vacinação prevista no Brasil, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde (MS). Os nascidos nos anos de 2002 e 2003 receberam a primeira dose da vacina nos 24 pontos de vacinação disponibilizados.

Ansiosos para o momento em que o calendário de vacinação contra a Covid-19 chegaria à faixa etária deles, os irmãos Fernando Santiago, de 19 anos, e Mariane Santiago, de 18 anos, conseguiram receber a primeira dose do imunizante no mesmo dia, no sábado, no ponto de vacinação instalado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará (CCBS-Uepa). Estudante do curso de medicina na Uepa, Fernando esperava que o início do processo de imunização possibilitasse um retorno mais tranquilo às aulas. “Eu estava esperando bastante esse dia que eu iria vacinar pararecomeçar as aulas”.

O retorno das aulas presenciais também era a principal preocupação da irmã de Fernando, Mariane, que estuda o segundo ano do ensino médio. “Eu estava bem ansiosa pela vacina. Então, agora estou me sentido mais aliviada”, relatou. “O que eu mais espero é voltar logo paraas aulas presenciais”.

Também bastante esperado, o momento da vacinação teve um significado especial para o estudante Matheus Oliveira, 19 anos. Em abril de 2020, ele perdeu um irmão para a Covid-19, que infelizmente não conseguiu chegar ao momento de ser vacinado. “Eu esperei muito o dia dessa vacina, então, estou muito feliz. Eu estava muito ansioso”.

Matheus Oliveira recebeu a primeira dose.
📷 Matheus Oliveira recebeu a primeira dose. |Wagner Almeida

Mãe de Matheus, Mécia de Maria, 55, fez questão de acompanhar o filho caçula durante a vacinação, momento marcado por muita emoção. “Tem um ano e três meses que o meu filho mais velho se foi. Eu estava esperando muito que chegasse a vez dos meus outros filhos se vacinarem. A minha filha tem 22 anos e já recebeu a primeira dose essa semana e agora o Matheus”, emocionou-se. “Eu também já estou vacinada e agora estou só esperando a segunda dose”.

Para que garantissem a primeira dose da imunização, os amigos José Júnior de Oliveira, Jobson Ramos, Rafael Brandão e Adriano Silva, todos com 18 anos completos, foram juntos ao posto de vacinação. Após o recebimento da aplicação da vacina, o clima era de descontração entre eles.

Assim como no caso do grupo de amigos, só puderam ser vacinados os jovens que já tinham 18 anos completos até o dia da vacinação, 07 de agosto. O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Cláudio Salgado, explica que tal restrição é determinada pelo próprio Ministério da Saúde. “A orientação do MS, por enquanto, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, é não vacinar menores de 18 anos”, pontuou. “Isso está bem claro no plano e se, eventualmente, alguém abaixo de 18 anos for vacinado, isso tem que ser reportado ao Ministério da Saúde como erro de imunização, seguido das devidas explicações sobre o que aconteceu paraque tal falha ocorresse”.

Por outro lado, Cláudio lembra que foi aprovada a lei que prevê o início da vacinação de pessoas com idade entre 12 e 18 anos que tenham alguma comorbidade. Com isso, a expectativa é de que, futuramente, o MS possa autorizar a imunização desse grupo também. “Deve ser um público bem pequeno, mas que existe, temos crianças com diabetes,com hipertensão”.

Com o calendário de vacinação atingindo as pessoas com 18 anos de idade completos no sábado (07), agora a vacinação contra a Covid-19 deve se concentrar na imunização das pessoas que aguardam a segunda dose e também na repescagem, quando são feitas novas chamadas para pessoas que, por algum motivo, perderam o período da aplicação da primeira dose para a sua faixa etária. “Esses da repescagem serão os próximos. Qualquer dose que recebamos para primeira dose, todas serão direcionadas para a repescagem”, aponta o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Cláudio Salgado. “Temos mais de 100 mil pessoas nessa situação, então, temos que ir fazendo chamadas. A última chamada da repescagem foi para os nascidos em 1976 e 1977. Então, precisamos fazer segundas chamadasde 1978 em diante”.

Segunda

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) comunica que nesta segunda-feira, 09, não haverá vacinação contra a Covid-19, em Belém. O município aguarda a chegada de novas doses para retomar o calendário de vacinação na capital, ainda nesta semana.

Até o momento já foram aplicadas em Belém 788.561 primeiras doses, 261.789 segundas doses, totalizando 1.050.350 doses aplicadas. (Agência Belém)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias