A Ciclor Bike Shop é uma empresa paraense, fundada em 2014 pelo empresário Alann Rezende. A empresa que nasceu focada em produtos e serviços para ciclistas, foi aos poucos se consolidando e hoje é conhecida por trazer as novidades, inovações e modelos exclusivos do mercado de bikes para o público paraense. Assim como outras empresas locais, a Ciclor também enfrentou diversos problemas com a pandemia, que iniciou em 2020, mas conseguiu reverter à crise e transformá-la em crescimento nas vendas em relação ao ano anterior.
A empresa é filiada à ADVB Pará desde antes da inauguração da loja. “Eu sabia da importância do associativismo para minha empresa, principalmente estando junto à ADVB pelo seu nome, sua atuação e reconhecimento no mercado paraense. Ser associado da entidade, sempre foi uma porta de apresentação da nossa empresa para os mais diversos públicos, além das grandes oportunidades que surgem”, destaca Alann.
O empresário revela ainda que a associação trouxe benefícios imediatos como grandes relacionamentos, imersão no mercado de bicicletas e novos negócios. “Lembro muito bem de estar em fevereiro de 2018 com o ex-presidente da ADVB, Rubens Magno e alguns diretores em um evento no Hangar, onde fui apresentado para uma comissão de Taiwan, que estava em Belém convidando empresários para irem ao País e conhecer as fábricas e as oportunidades de fazer negócios com eles. O resultado disso foi uma ida a Taiwan em outubro daquele ano com uma imersão na indústria de bicicletas e gerando grandes relacionamentos e negócios futuros. Para a Ciclor Bike Shop, a participação na ADVB em todos esses anos é super importante pelos relacionamentos que foram construídos em diferentes setores como público e privado, pequenas e grandes empresas, além das portas que se abriram para a presença da Ciclor em grandes eventos”, explica o empresário.
Pandemia
Em 2020, assim como boa parte das empresas do mundo inteiro, a loja precisou fechar o atendimento presencial por pelo menos dois meses e meio. Assim que o bandeiramento foi mudando, as atividades da loja voltaram aos poucos e para a surpresa do empresário, cerca de 25% a mais que antes da pandemia. “ A Ciclor conseguiu superar os piores momentos da pandemia após ficar dois meses e meio fechada, em virtude do lockdown. Após o retorno das atividades, a loja conseguiu reerguer e recuperar as vendas, o mercado teve uma procura enorme por bicicletas, para poder se exercitar ao ar livre, e estávamos preparados para atender essa demanda. O resultado foi fechar o ano com um crescimento de 25% em relação ao ano de 2019”, detalha Alann.
O empresário revela que um dos principais investimentos foi nas redes sociais, ferramentas do Google. “Os investimentos em mídias sociais são impulsionados nas campanhas nos principais canais, como Google Ads, Facebook e Instagram. Nosso resultado é muito satisfatório e destacamos a participação da equipe de vendas na alimentação do conteúdo, não deixando somente com a agência de mídia. A resposta aos contatos é quase imediata, atraindo mais ainda novos clientes”, observa o dono da Ciclor.
Outra ação importante e permanente da empresa é o apoio ao esporte em todo interior do estado. “A Ciclor patrocina e está presente nos maiores eventos de bike que acontecem na região. Trilhas de bike em Concórdia do Pará, Capanema, Tailândia, Bragança, Paragominas e outras, além de promover sua própria trilha em diferentes cidades, como a última em Salinas onde contou com a participação de mais de 1.000 ciclistas”, revela.
A loja ainda investiu em produtos PREMIUM e trouxe para Belém, modelos de bikes super modernas que o público só encontra na Ciclor, como a linha TURBO LEVO, que são bicicletas com assistência elétrica no pedal que o ciclista tem quando pedala. Modelos são sucesso na Europa e EUA, além do enorme crescimento no Brasil.
Para findar 2021, a empresa espera um aumento de 30% nas vendas, em relação ao ano de 2020, devido a continuidade da grande procura por bikes, peças e acessórios. Sobre os aprendizados obtidos no último ano, o empresário destaca que “As maiores lições da pandemia foram a capacidade de adaptação rápida, onde tivemos que mudar muito a forma de atendimento devido às normas sanitárias, e a capacidade de negociação com fornecedores, bancos e funcionários. Transparência com todos foi fundamental para reerguer”.
A coluna TransformAÇÃO é uma parceria da Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil seção Pará (ADVB-PA) e DOL com o objetivo de reforçar o setor de marketing e vendas do Estado, que estimula e reconhece as ações do empresariado local que se reinventaram na pandemia.
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