plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
AÇÃO

Mulheres pedem fim de feminicídios em Ananindeua

A manifestação reuniu cerca de 200 pessoas. Grupo se dirigiu da sede da prefeitura até a do Ministério Público

Imagem ilustrativa da notícia Mulheres pedem fim de feminicídios em Ananindeua camera Grupo caminhou na rodovia BR-316 | Wagner Santana

A morte de uma filha, de uma irmã, de uma mãe vítimas de alguém que um dia jurou amor e proteção gera sequelas emocionais e estruturais em famílias que vivem o drama. A quantidade de mulheres mortas por atuais ou ex-companheiros cresce na mesma proporção que requer políticas de combate a este tipo de crime.

Em busca de garantir ações do poder público nesta direção, um grupo de cerca de 200 pessoas, formado por movimentos sociais, familiares e amigos de vítimas e até mesmo partidos políticos se reuniu, na manhã desta sexta-feira (3), em Ananindeua.

Ex-companheiro agride mulher durante 2 horas em Ananindeua

Vídeo: acusado de matar modelo tem prisão convertida

A sociedade civil foi para as ruas e se concentrou em frente à prefeitura do município e em seguida caminhou até a sede do Ministério Público para cobrar ações efetivas que garantam a proteção de mulheres ameaçadas pelos companheiros.

A proposta, de iniciativa de frentes do movimento social e feminista em suas várias frentes, ganhou ainda mais força após a morte da modelo Geordana Farias, vítima do ex-namorado, ocorrida na madrugada do último dia 1º, no conjunto Cidade Nova 6.

Edivânia Alves, representante do coletivo Mulheres da Resistência e Luta, desabafou durante o manifesto.

"O objetivo desse ato é chamar a atenção, mais uma vez, sobre a violência contra a mulher. O nosso slogan "Parem de nos Matar!' está dizendo que as mulheres não são objetos de homens. O nosso corpo, a nossa existência, a nossa vida, nós temos o direito de existir", disse a professora universitária enfatizando a importância de se por fim à cultura do patriarcado.

"Nós precisamos combater, portanto, a cultura do patriarcado, que é muito negativa. A gente precisa desconstruir aquela ideia de que o homem mata por amor. Quem ama não mata. Quem ama cuida".

MORTE DA MODELO

Geordana foi atacada a golpes de faca por Lúcio Magno Quadros e não resistiu. O enterro da vítima ocorreu na manhã de ontem (2), em cemitério de Icoaraci. Ela já tinha medida protetiva após denunciar abusos e ameaças do assassino.

FEMINICÍDIO

O feminicídio é um crime praticado contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher. Ele se origina desde a misoginia e menosprezo pela condição feminina ou discriminação de gênero, fatores que também podem envolver violência sexual ou em decorrência de violência doméstica.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias