plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
7 DE SETEMBRO

Confira o que abre e o que fecha neste feriado

O período de pandemia restringiu o número de atividades que habitualmente estariam programadas para o período.

Imagem ilustrativa da notícia Confira o que abre e o que fecha neste feriado camera Para quem for aproveitar o dia de folga ainda é preciso o uso de máscara e o distanciamento | Agência Belém

O tão aguardado feriado de 7 de Setembro acontece nesta terça-feira. A data, que serve para lembrar a Declaração de Independência do Brasil do Império de Portugal, em 1822, mobiliza milhões de brasileiros, que aproveitam o período prolongado em busca de diversão.

O período de pandemia restringiu o número de atividades que habitualmente estariam programadas para o período mais uma vez, contudo com menos restrições que no ano passado.

A maioria dos supermercados, um dos serviços mais essenciais, irão funcionar normalmente, enquanto que as agências bancárias estarão fechadas (apenas o autosserviço estará disponível.

PARQUES E MUSEUS ESTADUAIS ABERTOS

Os parques estaduais funcionarão normalmente. O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna abrirá das 6h às 17h. O Mangal das Garças abre as portas das 8h às 18h. O Porto Futuro receberá visitantes das 6h às 22h e o Parque da Residência das 9h às 17h. A Estação das Docas terá programação especial das 10h à 00h.

O Museu da Arte Sacra, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Forte do Presépio, Museu de Gemas do Pará, Museu do Círio, Memorial Amazônico da navegação, Memorial do Porto e Memorial da Cabanagem, funcionam das 9h às 17h

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) manterá regime de plantão durante o ponto facultativo do feriado, a fim de garantir a oferta dos serviços considerados essenciais no atendimento à população.

Assim, funcionarão normalmente as Unidades de Saúde que possuem Urgência e Emergência, Central de Leitos, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Departamento de Vigilância em Saúde, Hospital Geral de Mosqueiro, Central de Ambulância 192 (Samu) e os Hospitais do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti e Humberto Maradei Pereira. As equipes de servidores atuarão em escala especial.

Para as programações de lazer e meio ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio da Diretoria de Gestão de Áreas Especiais (DGAE), manterá aberta a Praça Milton Trindade, o Horto Municipal, no bairro da Batista Campos. Ela estará aberta à visitação das 8h às 18h tanto na véspera, segunda-feira, 6, como na terça, 7 de setembro.

PARQUES E MUSEUS MUNICIPAIS SEMIFECHADOS

Já o funcionamento do Bosque Rodrigues Alves, no bairro do Marco, para visitação do público é de quarta a domingo das 9h às 14h. Portanto, o Bosque estará fechado na terça, 7, dia do feriado.

Já no âmbito cultural, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) manterá fechados o Museu de Artes de Belém (Mabe), o Cine Olympia e o Palacete Bolonha para realização das obras de restauro. Portanto, as visitações estão temporariamente suspensas.

Mas, nesses locais, as atividades de conservação, de curadoria expositiva e de organização administrativa seguem ativas, em busca de devolver os espaços à população e atender às necessidades da sociedade.

A exposição “Nada se perde”, na Biblioteca Municipal Avertano Rocha, em Icoaraci, não estará aberta neste feriado, mas retornará na quarta-feira, das 9h às 14h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias