plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAIBA COMO EVITAR

Cuidado! Prefeitura de Belém alerta sobre golpe no Instagram

Perfis falsos se passando pela prefeitura da capital paraense têm surgido nas redes sociais. Fique atento para não ser vítima de fake news e golpes

Imagem ilustrativa da notícia Cuidado! Prefeitura de Belém alerta sobre golpe no Instagram camera Redes sociais são uma ótima fonte de informação, mas também são espaço para crimes virtuais. | Joyce Ferreira/Comus

A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) está presente em diversas redes sociais, com o intuito de se comunicar de forma mais direta e efetiva com a população pela internet.

Entretanto, o perfil oficial da PMB, bem como os das secretarias, vêm sendo constantemente alvo de pessoas mal intencionadas que criam perfis nas redes sociais passando-se por órgãos públicos, sem ter qualquer vínculo com a Prefeitura, ou autorização para tal ato.

Os perfis falsos, ou “fakes”, como geralmente são chamados na internet, é apenas uma etapa de uma série de golpes e fraudes que podem ser cometidos contra pessoas que acreditam estarem interagindo com os perfis oficiais da Prefeitura de Belém.

É preciso atenção redobrada nas redes

O responsável pelas redes sociais da prefeitura, Madson Sousa, explica que por trás desses perfis há pessoas mal intencionadas que estão atentas em quem acompanha os perfis oficiais.

“Os golpistas abordam os seguidores pelos perfis falsos, persuadindo-os a fornecerem informações, de acordo com o seu interesse. Usuário mais desatento, que não tenha verificado se o perfil é o oficial ou não, tende a cair nesses golpes”, orienta.

Segundo Madson, os golpes relacionados às redes sociais geralmente envolvem clonagem de celulares, em que é pedido dinheiro para os contatos da vítima em seu nome, mas ele alerta que outros dados também são solicitados, como RG, CPF ou endereços.

Esta rede de crimes envolvendo perfis falsos em redes sociais não é um caso isolado em Belém ou da Prefeitura. Perfis com muitos seguidores e grandes interações nas publicações, como celebridades, órgãos públicos, marcas etc, são vítimas constantes de “fakes”, pois quanto mais público, mais possíveis de atrair vítimas.

Divulgação diária de ações, obras e serviços do município

“O perfil da Prefeitura de Belém atualmente tem 172 mil seguidores só no instagram, mais de 140 mil no facebook e 77 mil seguidores no twitter. Uma rede gigante de audiência, o que atrai muitos golpistas”. relata Madson.

Todavia, existem algumas estratégias para diferenciar os perfis oficiais dos falsos, que podem prevenir os usuários a serem vítimas de golpes. Uma das principais dicas é verificar o número de publicações e de seguidores.

A maioria dos perfis verdadeiros tem bastante conteúdo na página e bastante seguidores também. Outra ferramenta muito importante é o selo de identificação, fornecido pelas próprias redes sociais. Os próprios usuários também podem fazer sua parte nesse combate aos “fakes” denunciando, na própria plataforma, os perfis que se passam por uma pessoa ou instituição.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias