A vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos passou por momentos confusos em todo o Brasil após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciar a vacinação desse público e depois voltar atrás com a recomendação em menos de 24 horas.

A decisão sobre a inclusão do público, entretanto, cabe os Estados e municípios. Em Belém, a Prefeitura  anunciou, por meio da Secretaria Municipal de  Saúde de Belém (Sesma), anunciou que irá seguir a recomendação e não vacinará jovens na faixa etária de 12 a 17 anos, sem comorbidades.

Através de nota, a prefeitura afirmou que o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde não chegou a autorizar a vacinação desse público, e que os municípios estavam vacinando este grupo seguindo a orientação da Nota Técnica Nº 36/2021, publicada em 2 de setembro de 2021, que incluía essa possibilidade. No entanto, na última versão do PNI, publicada dia 10 de setembro, foi mantida a orientação de não vacinar os adolescentes.

A Sesma informa, que seguindo a Nota Técnica 36/2021, chegou a vacinar adolescentes de 17 anos na capital, já que recebeu doses específicas para vacinação deste público. Mas agora, seguirá a orientação do Ministério da Saúde de não vacinar adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades.

MAIS ACESSADAS