Após ter anunciado que iria seguir a orientação do Ministério da Saúde de não vacinar adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades, a prefeitura de Belém voltou atrás e anunciou, na noite desta quinta-feira (16), que a vacinação continua, sim.

O comunicado foi feito pelo prefeito Edmilson Rodrigues, em postagem nas redes sociais.

“Tomamos a decisão de, independente do Ministério da Saúde, continuar com o Plano "Belém Vacinada" e imunizar os adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades”, disse o prefeito de Belém.

Edmilson afirmou ainda que espera que a essa decisão seja revista pelo Ministério da Saúde, “com as doses necessárias enviadas, para que possamos proteger esses jovens, e assim, toda a sociedade”.

ENTENDA

O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde não chegou a autorizar  a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades.

Os municípios estavam vacinando este grupo seguindo a orientação da Nota Técnica Nº 36/2021, publicada em 2 de setembro de 2021, que incluía essa possibilidade.

No entanto, na última versão do PNI, publicada dia 10 de setembro, foi mantida a orientação de não vacinar os adolescentes.

Belém avança na vacinação e afirma que vai vacinar adolescentes de 12 a 17 Foto: Irene Almeida/Diário do Pará

MAIS ACESSADAS