plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MONITORAMENTO

Covid-19: Belém inicia testagem de passageiros para o Círio

Ação iniciou neste sábado (2) e está prevista para seguir até o dia 30 de outubro para todos os passageiros que desembarcarem na capital

Imagem ilustrativa da notícia Covid-19: Belém inicia testagem de passageiros para o Círio camera Os passageiros que se recusarem a participar da testagem deverão preencher e assinar o termo de recusa. | Márcio Ferreira/Agência Pará

Apesar da taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI da Covid-19, em Belém, estarem praticamente zeradas nas últimas semanas, segundo o último levantamento divulgado pela Prefeitura de Belém, é preciso ressaltar que a pandemia ainda não acabou e os cuidados com a saúde devem continuar também por parte da população.

Com a chegada do Círio de Nazaré, manifestação religiosa celebrada no segundo domingo de outubro na capital paraense, novas medidas de segurança sanitária passam a ser adotadas, a exemplo de uma ação de monitoramento, testagem e vacinação aos turistas que chegam a Belém.

+ Adolescente desmaia na fila da vacina em Belém

+ Semas abre 233 vagas com salários de até R$ 2.809,37

A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), iniciou neste sábado (2) e está prevista para seguir até o dia 30 de outubro. O foco são os passageiros que desembarcam no terminal rodoviário Hildegardo Silva Nunes e no terminal hidroviário Luiz Rebelo Neto.

Serão selecionados cerca de 10% dos passageiros que desembarcam, diariamente, na capital. Os selecionados serão testados (RT-qPCR e testes rápidos para detecção de antígenos virais), investigados, monitorados e receberão orientações sobre a Covid-19. As amostras coletadas serão enviadas ao Laboratório Central (Lacen-PA) que, em até 48h, deverá disponibilizar os resultados.

LEIA TAMBÉM: Cresce o número de casos de Aids em Marabá

As equipes de monitoramento também irão oferecer aplicação de doses de vacina contra a Covid-19 para os passageiros previamente selecionados, com resultado negativo na testagem rápida e que estejam sem a cobertura vacinal completa.

O critério de seleção dos passageiros a serem testados obedecerá a seguinte ordem de prioridade: passageiros sintomáticos; passageiros que não tomaram a primeira dose da vacina ou que não completaram o esquema vacinal contra a covid-19 e passageiros oriundos de estados com casos confirmados com Variantes de Preocupação (VOC).

Os passageiros que se recusarem a participar da testagem deverão preencher e assinar o termo de recusa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias