plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TRABALHOS TEMPORÁRIOS

Região Metropolitana de Belém abrirá 4 mil vagas de emprego

As estimativas do Dieese-PA são para este final de ano. Confira dicas de especialistas para aumentar as chances de obter uma vaga.

Imagem ilustrativa da notícia Região Metropolitana de Belém abrirá 4 mil vagas de emprego camera Reprodução

A chegada do mês de outubro acende um alerta para quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Puxada pelo Círio de Nazaré e acompanhada pelo Dia das Crianças, Black Friday e Natal, a concentração de eventos de grande movimentação econômica nos últimos meses do ano faz crescer a expectativa pela abertura de vagas de empregos temporárias, na medida em que tais datas demandam reforço no quadro funcional de alguns setores do Estado. De acordo com estimativa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), as contratações temporárias neste final de ano, na Região Metropolitana de Belém (RMB), devem alcançar cerca de 4 mil pessoas.

Ainda que a economia do país, e naturalmente a do Estado do Pará, ainda sinta os efeitos da pandemia em curso e dos juros elevados, o Dieese aponta que a esperança dos vários setores econômicos do Estado para os últimos meses do ano é de melhora nas vendas, puxada, principalmente, pela entrada da 1ª parcela do 13º salário em todo o Estado, o que por Lei deve ocorrer até o dia 30 de novembro.

Considerando todo esse cenário e com base na análise feita sobre os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, sobre a Flutuação do Emprego Formal em todos os setores econômicos do Estado, e com base também nas informações colhidas junto aos setores empresariais da Região Metropolitana de Belém, frente às situações e ao atual cenário de emprego, o Dieese chegou à estimativa de cerca de 4 mil contratações temporárias na RMB até o final de 2021, sendo a maior parte das vagas concentradas na capital paraense. O montante é praticamente o mesmo registrado no final do ano de 2020.

De acordo com o Dieese, estas contratações deverão envolver vários Setores econômicos, como a Indústria, Serviços e principalmente o Comércio, incluindo o setor supermercadista e os shopping centers. “No caso específico do setor Comércio, uma parte considerável destas contratações deverá ocorrer com as novas modalidades de contratação como o Trabalho Intermitente”, aponta o estudo. “Este ano, segundo informações dos setores empresariais ouvidos pelo Dieese, o perfil das contratações poderá alcançar, em alguns casos, o período de até três meses, incluindo outubro, novembro e dezembro”.

Região Metropolitana de Belém abrirá 4 mil vagas de emprego
📷 |Diário do Pará

Independentemente do período de contrato inicialmente previsto, a disponibilização dessas vagas temporárias é a chance aguardada por muitos trabalhadores que buscam a recolocação no mercado de trabalho. Diretor de RH da Trainee RH, Thallys Ferreira reforça que, historicamente, essas são ocasiões em que, sobretudo o Comércio observa um incremento na demanda e, para suprir essa necessidade, vagas temporárias são abertas no final do ano. “É verdade que a pandemia mudou o hábito de compra, passando muitas vezes do presencial para o virtual, porém, há quem sinta necessidade de experimentar e tocar um produto antes de adquirir”, considera, ao contextualizar o aumento da demanda. “Mas, no futuro próximo, as lojas devem investir mais em e-commerce, que também gera muitos empregos, mas em novas áreas”.

Para os candidatos que estão na expectativa por essas vagas, a recomendação é ficar de olho nos setores que costumam disponibilizá-las, como os de Comércio e Serviços. “Aconselho que os candidatos acompanhem os sites e as redes sociais de empresas de recrutamento e seleção, assim como sites especializados em oferta de oportunidades, onde as grandes varejistas têm por costume anunciar suas vagas nesse período”, orienta Thallys.

Uma boa oportunidade

Coordenador do Curso de Recursos Humanos da Unama Ananindeua, o professor John Pablo Pinheiro considera que a maioria das pessoas, ou parte das que procuram trabalho temporário, são pessoas que estão disponíveis ao mercado de trabalho, ou seja, que estão desempregadas e em busca de uma oportunidade.

Nesse sentido, o trabalho temporário é uma chance de essa pessoa adquirir alguma renda nesse período, por mais que seja curto. Para além deste incremento, a oportunidade também pode representar um caminho para a efetivação. “Apesar de ser trabalho temporário, essa atividade pode ser uma grande oportunidade. Existem históricos de pessoas que iniciaram em alguma empresa como trabalhador temporário e se destacaram, a gerência percebeu que aqueles trabalhadores tinham um perfil para trabalhar naquela empresa, naquele segmento, e eles acabaram ficando”.

Para aumentar as chances de transformar o trabalho temporário em efetivo, o professor destaca que o primeiro passo para este trabalhador é entender bem do negócio em que ele está atuando como temporário: entender o perfil da empresa, se adaptar o máximo possível à cultura da organização em relação aos hábitos, comunicação, valores. “Esse trabalhador precisa demonstrar estar gostando dessa atividade, que está conseguindo interagir”, aponta. “Dúvidas e dificuldades são normais, mas, a partir do momento que ele demonstra interesse em conhecer os processos, em se aprofundar, a partir de quando ele percebe que está diante de um desafio e passar a ter intenção de aprender mais para vencer essa dificuldade, isso vai ser muito importante pra ele conseguir se destacar dentro da empresa”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias