plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO CRIANÇA FELIZ

Ação fiscaliza preços e qualidade de brinquedos em Belém

Os agentes do Procon Pará averiguou diversos estabelecimentos no comércio da capital paraense

Imagem ilustrativa da notícia Ação fiscaliza preços e qualidade de brinquedos em Belém camera Alguns brinquedos foram retirados das gôndulas, por apresentarem irregularidades | Gerlando Klinger / Sejudh

O Dia das Crianças está chegando e é claro que uma das opções de presentes mais procurados para a garotada são os brinquedos. Apesar de parecer algo inofensivo, alguns brinquedos podem trazer sérios riscos para a criançada.

Com a proximidade do Dia das Crianças, comemorado na próxima terça-feira (12), a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, realizou nesta quarta-feira (6), a "Operação Criança Feliz".

A ação averiguou a precificação, qualidade e outros quesitos previstos no Código de Defesa do Consumidor para artigos como brinquedos, vendidos no comércio de Belém. A operação do Procon Pará contou com o apoio da Polícia Civil.

Allan Rocha quebra o silêncio sobre o acidente em Nazaré

Na primeira loja fiscalizada, equipes da Sejudh solicitaram a retirada de brinquedos das gôndolas de venda, pois as embalagens não continham as instruções em língua portuguesa, conforme determina o artigo 31, do Código de Defesa do Consumidor. Além de brinquedos, acessórios infantis também foram alvo de vistorias por parte dos fiscais do Procon Pará.

O coordenador de fiscalização do órgão, Rodrigo Moura, reforçou que o trabalho realizado hoje visa a orientar “os fornecedores e constatar possíveis irregularidades no que se refere à informação de preços, produtos e serviços, que devem conter informações claras, precisas e ostensivas, conforme legislação específica”, destacou.

Além da fiscalização mais específica, como no caso dos brinquedos e demais produtos direcionados para o Dia das Crianças, o Procon estará verificando práticas mais gerais e corriqueiras como, por exemplo: a precificação dos produtos, publicidade enganosa e abusiva, dentre outras irregularidades não permitidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Dia de Luta contra a LGBTFobia é aprovado em Belém

A Loja Americanas, que recebeu o auto de infração, por não disponibilizar os produtos em língua portuguesa nas gôndolas, deverá mandar um representante à Delegacia do Consumidor para prestar esclarecimentos. É o que esclarece o delegado, vinculado à Delegacia do Consumidor, Yuri Vilanova. “A gente sempre foca nas práticas abusivas contra os consumidores. Em parceria com o Procon, verificamos administrativa, se há irregularidades, em havendo, averiguamos se ela se encaixa na seara criminal, solicitando a retirada dos produtos da venda aos consumidores", afirmou

As orientações para as pessoas que ainda vão às compras são: pesquisa de preços, observar a faixa etária dos brinquedos e se possuem certificação do Inmetro, o que garante a segurança do produto. O trabalho dos agentes de fiscalização do Procon continua ainda esta semana.

Idoso recebe alta e dívida de R$ 2,6 milhões após internação

A fiscalização também ocorrerá em um dos shoppings de Belém, tanto nas lojas voltadas para a comercialização de brinquedos, como nos estabelecimentos de entretenimento infantil.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias