plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ATENÇÃO

Inmet alerta sobre chuvas no Pará e em mais 14 Estados

Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) emitiu alerta pelo segundo dia consecutivo.

Imagem ilustrativa da notícia Inmet alerta sobre chuvas no Pará e em mais 14 Estados camera Thiago Araújo / Ag.Pará - Arquivo

Especialistas preveem que as fortes chuvas continuem no mês de outubro na Região Metropolitana de Belém e em quase todo o Estado do Pará.

Na porção norte do Pará, as chuvas deverão oscilar entre 50 e 200 milímetros. Na porção sul, onde o período chuvoso se inicia este mês, o índice de precipitação atingirá acumulados de até 250 mm. Por outro lado, na região do Baixo Amazonas, as chuvas permanecem dentro do considerado normal, com chuvas entre 50 mm e 150 mm.

De acordo com informações do portal Metrópoles, 15 Estados e mais o Distrito Federal devem ficar em estado de atenção, nesta segunda-feira (11), por causa das chuvas intensas.

Pará, Amazonas, Bahia, Maranhão, Piauí, Roraima, Tocantins e o Distrito Federal devem ter chuvas intensas, com riscos de menor severidade e alerta amarelo, considerado intermediário.

Já São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás correm risco de tempestade, com chuva entre 30 a 60 milímetros por hora.

Hoje é o segundo dia consecutivo que o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) emite alerta para chuvas intensas e temporais.

Apesar do alerta, o órgão disse que não há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

No caso das chuvas intensas, os riscos são de menor severidade, mas continuam exigindo atenção. A chuva fica entre 20 e 30 milímetros por hora com ventos intensos — entre 40 e 60 quilômetros por hora. O alerta é amarelo, considerado intermediário.

Proteção

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

- Em caso de acidente, procure ajuda junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias