plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ENTRADA GRATUITA

Feira de Artesanato do Círio oferece produtos sustentáveis

As feiras acontecem no Parque Porto Futuro e no Arraial de Nazaré, com entrada gratuita, e vão até esta terça-feira (12)

Imagem ilustrativa da notícia Feira de Artesanato do Círio oferece produtos sustentáveis camera Divulgação

A 9ª edição da Feira de Artesanato do Círio, promovida pelo Sebrae no Pará, traz grande variedade de produtos ao público. Alguns, são fabricados com práticas sustentáveis a partir de matérias-primas que seriam descartadas no lixo.

Feira de Artesanato do Círio fica aberta até esta terça (12)

Nilma Arraes trabalha com reaproveitamento de materiais, entre eles, escama de peixe, fibra de buriti e Maria (Mistura de Açaí com Resina e Insumos da Amazônia), feita de insumos, como pariri e açafrão.

A empresa de Nilma, a Trama, transforma o material que seria dispensado em um produto reutilizável.

"Você pode ficar bonita e bem adornada, usando materiais que não são agressivos ao meio ambiente. A fibra de buriti, por exemplo, é um material renovável. A escama de peixe que ia pro lixo, agora é reaproveitada, a mesma coisa a borra do açaí. Existe uma cadeia comigo, por isso esses produtos sustentáveis movimentam a economia", enfatiza.

O reaproveitamento de materiais requer técnica e ocorre em muitas etapas. “Quando eu consigo a escama, preciso tratar. Lavo bastante o material, até sair o famoso ‘pitiú’. Depois de totalmente limpa, clareio e faço o tingimento”, explica a artesã, que consegue as escamas no Ver-o-Peso”.

Feira de Artesanato do Círio oferece produtos sustentáveis
📷 |Divulgação

Na FAC, a empreendedora tem para a venda colares e brincos feitos de escamas e fibra de buriti, além de brincos e pingentes produzidos com borra de açaí (Maria), entre outros.

O miriti é uma arte sustentável. Isso ocorre porque a palmeira retirada se regenera. "O miriti é uma palmeira tão santa, que tudo dela se aproveita. Além disso, ela garante o sustento de muitas famílias. A nossa arte jamais vai agredir a natureza, nós reaproveitamos", afirma o artesão Manoel Miranda, que ainda criança aprendeu com os pais a fazer os próprios brinquedos e, hoje, trabalha com a esposa e os filhos na fabricação de casas, berlindas, canoas, quadros, rodas gigantes, entre outras peças em Miriti que estão em exposição para comercialização na FAC.

" A feira tem essa característica de oferecer o tradicional e peças inovadoras de artesanato e artes manuais, além de ter produtos resultado de práticas sustentáveis”, destaca a coordenadora da FAC, Vera Rodrigues.

A Feria de Artesanato do Círio segue até essa terça-feira (12). No Parque Porto Futuro, das 9h às 22h, e no Arraial de Nazaré, das 10h às 22h. A entrada é gratuita.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias