A Prefeitura Municipal de Belém anunciou o reajuste dos servidores públicos municipais, que será concedido em janeiro de 2022, após cinco anos sem nenhum acréscimo. Também foi anunciado o aumento de R$ 100 no vale-alimentação, passando para R$ 370. 

O anúncio foi feito pela secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes, durante reunião online, no Fórum Permanente de Participação Cidadã, o Tá Selado, nesta quarta-feira (13).

Além da titular da Semad, a reunião contou com o diretor-geral da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão, Luiz Araújo, e representantes dos servidores municipais. 

Foi apresentado aos servidores o Plano Plurianual (PPA 2022/2025), que estabelece os projetos e os programas de longa duração da gestão municipal.

Os representantes dos servidores se mostraram satisfeitos com os objetivos e metas definidos pela Prefeitura Municipal para a categoria e outras áreas da administração.

A Prefeitura Municipal só poderá conceder o reajuste em 2022, por causa Lei Complementar 173, do Governo Federal, de maio de 2020, que impede reajuste salarial de servidor durante o ano de 2021. 

Sete anos sem diálogo entre servidores e gestão municipal

No Fórum, a administração municipal foi questionada sobre o salários e o vale-alimentação, que estão com valores defasados há cinco anos. A secretária de Administração garantiu que o governo está aberto ao diálogo com os servidores e que a Prefeitura Municipal atua sempre em consonância com o interesse do servidor. Por isso, definiu que, depois de um congelamento do salário e do vale-alimentação por cinco anos, fará o reajuste.

Na reunião, os servidores informaram que durante sete anos ficaram sem diálogo com a Prefeitura Municipal. A atual gestão decidiu ouvir as demandas e reivindicações como prioridade, que é uma das missões do Fórum Permanente de Participação Cidadã, o Tá Selado.

Em diálogo com diversos sindicatos e associações das diversas categorias dos servidores municipais, a Prefeitura Municipal desenvolve ações para cerca de 28  mil servidores ativos e inativos.

Já foram realizadas, na gestão Edmilson Rodrigues, dez mesas setoriais, que envolvem temas específicos, e seis mesas gerais, com pautas de interesse de todas as categorias, além do Tá Selado.

O encontro desta quarta-feira fez parte da quarta etapa do Tá selado, que reúne segmentos e setores em plenárias para o debate das propostas prioritárias do PPA 2022-2025 para serem executadas no orçamento municipal de 2022.

No último dia 6, na Aldeia Amazônica ocorreu a eleição dos representantes dos segmentos para o Congresso da Cidade. Mais de 20 conselheiros e suplentes foram eleitos. 

Para mais informações sobre o programa Tá Selado, a população de Belém pode acessar a plataforma do Tá Selado

Jurandir Novaes titular da Semad e o diretor-geral da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão, Luiz Araújo Foto: Ascom/Semad

MAIS ACESSADAS