As longas esperas e a difícil rotina de quem precisa usar transporte coletivo acabam impulsionando o uso dos transportes clandestinos. Apesar da facilidade que eles oferecem, os riscos são ainda maiores para quem utiliza esses veículos, que dificilmente passam por vistorias e manutenções recorrentes.

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon) está com a equipe de fiscalização mobilizada, a partir desta sexta-feira (5), e até o próximo domingo, (7), numa operação estratégica nos municípios de Capanema, Capitão Poço e São Miquel do Guamá, na região nordeste do Estado. O objetivo é coibir a circulação de transporte irregular nas estradas estaduais, para promover maior segurança a usuários nas viagens intermunicipais. 

Gás e gasolina mais caros: veja dicas de como economizar

“Estamos com um planejamento de fiscalização para vários municípios do Estado em combate à circulação do transporte irregular, já que estes veículos representam riscos aos usuários, pois não passam por vistorias, não cumprem as exigências de conservação do veículo, capacidade de lotação e obediência ao protocolo de segurança, por exemplo”, destacou, Wildson Mello, diretor de Fiscalização da Arcon-Pa.

As operações programadas pela Arcon contam com o apoio da Polícia Militar, e, em algumas regiões do Estado, com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e secretarias dos municípios atingidos pelas operações.  

O intuito é garantir que a prestação do serviço do transporte intermunicipal ocorra de forma segura e autorizada pelo órgão estadual para a segurança nas viagens da população paraense, com o cumprimento ao protocolo de sanitário de enfrentamento à covid-19.

Trecho de Belém será interditado para retirada de árvore

A Arcon orienta ao usuário que, antes de embarcar para viagem, confira se o veículo possui o selo da Agência, o que comprova ao passageiro que o transporte passou por vistoria, e está regulamentado junto aos órgãos competentes.

SERVIÇO

Denúncias e reclamações podem ser feitas, presencialmente, nas salas da Ouvidoria da Arcon-Pa, localizadas nos terminais rodoviário e hidroviário de Belém, pelo telefone 08000911717, no e-mail ouvidoria@arcon.pa.gov.br, e, ainda, através do aplicativo de celular “Ouvidoria Arcon-Pa”. 

O objetivo é coibir a circulação desses veículos irregulares nas estradas estaduais Foto: Wagner Santana/Agência Pará

MAIS ACESSADAS