plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ATENÇÃO REDOBRADA

Veja cuidados para evitar acidentes envolvendo idosos

Nos três primeiros meses deste ano, foram resgistrados mais de 400 ocorrências envolvendo acidentes dentro dos lares paraenses.

Imagem ilustrativa da notícia Veja cuidados para evitar acidentes envolvendo idosos camera As barras, instaladas principalmente nos banheiros, ajudam a dar mais segurança | Bruno Miranda/Folhapress

Embora algumas famílias tenham retomado parcialmente suas rotinas após um período mais crítico da pandemia, especialistas afirmam que os cuidados para evitar acidentes domésticos com pessoas idosas devem continuar.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), Israel Souza, o público idoso continua sendo um dos mais suscetíveis aos acidentes domésticos. “Procuramos sempre manter um tratamento e um olhar especial para com os idosos, porque em nossos atendimentos pré-hospitalares, a queda de pessoas idosas dentro de casa está entre os maiores índices de ocorrência”, conta.

Somente nos três primeiros meses de 2021, o CBMPA registrou mais de 400 ocorrências envolvendo acidentes dentro dos lares paraenses. Para evitar novos episódios, o capitão explica que é preciso observar cada espaço da casa. “O ambiente doméstico pode esconder vários pontos de riscos que acabam passando despercebidos pelos moradores da residência. Por isso, uma das primeiras orientações é que se tenha atenção ao piso, que deve ser mantido sempre seco”, diz.

Além desse cuidado, ele orienta também que as pessoas evitem o uso de tapetes em alguns cômodos da casa, principalmente nos ambientes de maior circulação dos idosos. “Tapetes postos na saída de quartos, corredores e nas áreas de cozinha podem ser arriscados não somente para os mais velhos, pois são áreas que costumam ser mais movimentadas da casa”, explica.

ESCADAS

Em caso de residências com dois pavimentos ou mais, o capitão aconselha dar preferência às acomodações dos idosos na parte do térreo. “Caso não seja possível, é preciso fazer investimentos em materiais especiais para as escadas como, por exemplo, substituir as cerâmicas por modelos antiderrapantes. Caso seja considerado um grande custo, outra opção encontrada no mercado são as fitas antiderrapantes que também são autocolantes e podem ser fixadas nos degraus”.

CONFIRA OUTRAS ORIENTAÇÕES PARA PREVENIR ACIDENTES COM IDOSOS DENTRO DE CASA

- Acessórios e suportes: “A instalação de kits de segurança compostos por vários tipos de barras de apoio e proteção, principalmente nos banheiros, é bastante indicada para prevenir acidentes, já que é um ambiente que recebe ou acumula bastante água no piso. No caso das escadas, o corrimão deve ser colocado nos dois lados”, orienta o capitão Israel.

- Não deixar remédios e produtos de limpeza em locais de fácil acesso: “Sabemos que muitos idosos ainda querem manter a sua independência, mas isso também precisa ser observado. Às vezes, é comum deixar medicamentos na cabeceira da cama e o idoso pegar para tomar sem estar tão ciente de horários e dosagem adequada. Em muitos casos, eles acabam sendo intoxicados por doses de remédios mal administradas”, lembra.

- Cuidados com materiais inflamáveis: Acidentes domésticos que provocam queimaduras não são tão comuns quanto as quedas, mas eles também podem ocorrer durante um descuido. Então, ficar atento também às atividades que envolvam chamas ajudam a diminuir esses riscos. O ideal é a pessoa idosa pedir auxílio quando for necessário”, diz.

- Estrutura de escadas: “O recomendável é que as escadas dentro de casa tenham uma medida que vai facilitar a subida ou descida desse idoso. Em aspectos de engenharia, o vão das escadas deve medir no mínimo 1,20 metro de largura, com corrimãos instalados entre 90 centímetros e 1,05 metro de altura. Lembrando que corrimãos instalados nos dois lados dão maior segurança”, ressalta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias