plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
LUTO

Morre o cartunista paraense Biratan Porto, aos 71 anos

Ao longo de mais de 40 anos de carreira no humor gráfico, artista publicou oito livros e recebeu 23 prêmios

Imagem ilustrativa da notícia Morre o cartunista paraense Biratan Porto, aos 71 anos camera Biratan publicou charges por 23 anos ininterruptos no jornal A Província do Pará | Reprodução - Facebook

O cartunista Ubiratan Nazareno Borges Porto, o Biratan, uma das referências no desenho de humor no Brasil, morreu na manhã desta quarta-feira (10). A informação foi confirmada por familiares do artista. Ele tratava um câncer.

Biratan nasceu em Belém, no 29 de outubro de 1950. Formado em Propaganda pela Universidade Federal do Pará, foi cartunista profissional por mais de 40 anos. Entre 1978 e 2001, publicou, diariamente, suas charges no jornal “A Província do Pará”.

Morre o cartunista paraense Biratan Porto, aos 71 anos
📷 |Biratan Porto

Ao longo de sua carreira, Biratan recebeu 23 prêmios, sendo três no exterior. No seu currículo constam vitórias em exposições em Buenos Aires, Berna (Suíça), Heist (Bélgica), Piracicaba (São Paulo), Caratinga (Minas Gerais), Rio de Janeiro, Teresina (Piauí), Recife (Pernambuco) e outros.

Morre o cartunista paraense Biratan Porto, aos 71 anos
📷 |Biratan Porto

"Pacto no Tucupi" charges, 1981; "Suingue,Suor e Lábias" humor erótico, 1988; "Biratan verde de Raiva" humor ecológico, 1991; "Soltando as Hienas" cartuns canalhas, 1993; "Sexo, Sexy, Seculorum" cartuns eróticos,1999; "Cadê o Verde que estava aqui?" livro ecológico infantil, 2004; "O Verde no Vermelho" cartuns ecológicos, 2004; "Caricaturas de Letra" – 2011; e ““Biratan, Um Traço no Tempo - 40 anos de humor & Artes visuais”, 2020.

Morre o cartunista paraense Biratan Porto, aos 71 anos
📷 |Biratan Porto

Biratan foi o idealizador do Salão Internacional de Humor da Amazônia, que teve dez edições, de 2008 a 2018.

“É uma perda irreparável para a imprensa paraense. Ao lado de J. Bosco e Paulo Emanoel, formava o triunvirato do humor crítico no Pará”, lamentou o jornalista Mauro Neto, editor executivo do DOL.

“Chargista premiado no mundo inteiro, jornalista, escritor…Companheiro de A Província…Simplesmente Biratan Porto. Segue em paz, querido”, postou a jornalista Ruth Rendeiro, nas redes sociais.

Os familiares do artista ainda não divulgaram informações sobre o velório e sepultamento de Biratan Porto.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias