plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA PÚBLICA

Pará e RMB registram o menor número de crimes violentos

As reduções refletem o alto investimento em tecnologia e a integração entre as forças

Imagem ilustrativa da notícia Pará
e RMB registram o menor número de crimes violentos camera O Pará é uma dos poucos estados no Brasil com queda na criminalidade | Agência Pará

A segurança pública do Pará permanece investindo fortemente em ações de combate à criminalidade e, com isto, vem reduzindo o cometimento de crimes em todo o Estado. Prova disso é que de acordo com a Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) o mês de outubro de 2021 foi o mês com o menor número de registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que reúne os casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, ao comparar todos os meses de outubro, desde 2010. Os dados foram informados nesta quinta-feira, 11.

O último mês de outubro teve 200 CVLI’s computados enquanto que em outros anos o número representava 277, como no ano de 2014, por exemplo, e até 386, como registrado no ano de 2016. Ao comparar outubro de 2021 com o mesmo mês, do ano de 2018, período em que 337 crimes foram computados, a queda é de 41% de CVLI.

RMB

A Região Metropolitana de Belém também é destaque, segundo os dados estatísticos fornecidos pela Siac. Ao fazer a comparação com o número de CVLI computado em todos os meses (janeiro a dezembro), de todos os anos (de 2010 em diante), outubro de 2021 foi o que apresentou o menor número de ocorrências de crimes violentos registrados: totalizando com 23 casos.

No passado, na RMB, 155 pessoas perderam a vida, em um período de 31 dias. Ao comparar o somente o mês de outubro de 2021, com outubro de 2018, a diminuição é de 84%.

Entre os avanços realizados pelo governo do Estado, está a operação Polícia Mais Forte, que contribuiu para essas reduções que mantém o Pará como uma das poucas unidades da federação com queda na criminalidade. Além da operação, o forte investimento em tecnologia e em estratégias de investigações também ajudam nessa estatística, como aponta o secretário de segurança pública, Ualame Machado.

“Desde que começamos os trabalhos, agimos de forma integrada para devolver a paz à população que há muito tempo almejava por isto. Sabemos que muito já foi feito e que é sempre um desafio fazer com que os números permaneçam em queda. Por isso, dentre as novas estratégias, está o amplo investimento em tecnologia, como o emprego de câmeras com reconhecimento facial, além dos equipamentos que já fazem a leitura de placas veiculares que, desde a implantação já recuperaram veículos roubados que muitas vezes eram utilizados em outros crimes, como assaltos, sequestros, entre outros”, explicou o titular da Segup.

Usipaz

Outro instrumento para garantir a cidadania e a paz social é Usina da Paz, que teve a sua primeira unidade entregue no último mês de outubro. O projeto é inédito no País. Os moradores podem usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar diversos cursos, oficinas e atendimento público, um espaço com teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem, horta, academia ao ar livre e estacionamento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias