plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO

Belém encerra campanha de vacinação contra covid-19

A campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciou em Belém em janeiro deste ano, imunizando pessoas a partir de 12 anos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém encerra campanha de vacinação contra covid-19 camera Márcio Ferreira/Ag Belém

Conforme anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a campanha “Belém Vacinada”, iniciada em janeiro deste ano, encerrou ontem após meses de trabalho para imunizar o maior número de belenenses contra a Covid-19. Durante toda a campanha, foram vacinadas pessoas a partir dos 12 anos de idade e grupos prioritários como profissionais da saúde, idosos, pessoas com comorbidades, mulheres grávidas, puérperas e lactantes, professores e outras categorias de riscos.

No último dia de funcionamento dos postos de vacinação que recebiam o público durante a campanha, o movimento de pessoas foi intenso. Seguindo o calendário, a campanha encerrou com a aplicação da dose de reforço (3º dose) para todos os nascidos nos anos de 1960 e 1961, que tinham recebido a segunda dose até o mês de julho. Imunossupressores e profissionais de saúde, que também tomaram a segunda dose até julho, puderem se vacinar.

Na sede do Cassazum, uma longa fila de espera chegou a se formar do lado de fora do espaço. No salão principal do local, mais gente aguardava para receber a dose. Iraneide Souza, 61 anos, disse que tomar a vacina é um ato de respeito. “É preciso dizer que o respeito com a saúde do próximo tem que existir. E como isso é garantido agora? A partir da vacina. Quem se nega a tomar a vacina pensando só em si, desrespeita o outro. É hora de ter senso coletivo dessa importância e que todos se vacinem contra esse vírus”, lembra.

Com o encerramento da campanha, as vacinas anticovid estarão disponíveis nas mais de 50 salas de imunização da rede municipal de saúde, a partir do dia 16 de novembro. Há ainda a possibilidade de que as universidades e shoppings da capital mantenham seus postos abertos ao público, adiantou o prefeito de Belém em exercício, Edilson Moura.

Mesmo com quase 80% da população da cidade imunizada com as duas doses ou dose única da vacina, o secretário de Saúde de Belém, Maurício Bezerra, diz que ainda não é o momento de flexibilizar o uso de máscaras. “Não temos nenhuma previsão para que isso ocorra. No momento que tivermos uma quantidade bem próxima de 100% da população vacinada, ainda assim, será necessário que se observe o comportamento da evolução sanitária da doença na cidade, pelo menos de 30 a 60 dias”, afirma.

O diretor reforçou que a vacinação vai continuar nos postos de saúde do município com as três marcas de vacinas: Pfizer, Coronavac e AstraZeneca. “Ainda temos mais de 100 mil pessoas em Belém que não estão vacinadas com nenhuma dose, então, vamos continuar chamando essas pessoas até as unidades. Quem não fez a primeira ou segunda dose vai poder ir, quem deixou de tomar a terceira dose por algum motivo durante esse último chamado, também vai poder se vacinar no posto de saúde, levando em consideração o intervalo de seis meses após ter recebido a segunda dose”, afirmou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias