plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
BIONEGÓCIOS

Produtos da Amazônia são expostos em feira da América do Sul

A 16ª edição da Beauty Fair – a maior feira de beleza profissional das Américas, que ocorrerá de 20 a 23 de novembro de 2021, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Imagem ilustrativa da notícia Produtos da Amazônia são expostos em feira da América do Sul camera Além do famoso jambu, os empreendedores da região levam para a Feira os produtos criados com à base dos insumos da Amazônia, com respeito ao meio ambiente e socialmente responsável. | Divulgação/Sebrae

Produtos à base de jambu, erva da Amazônia conhecida pela sensação de tremor que causa na boca são alguns dos cosméticos que serão expostos na 16ª edição da Beauty Fair – a maior feira de beleza profissional das Américas, que ocorrerá de 20 a 23 de novembro de 2021, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Além do famoso jambu, os empreendedores da região levam para a Feira os produtos criados com à base dos insumos da Amazônia, com respeito ao meio ambiente e socialmente responsável.

O Pará será o único estado a ser representado em estande coordenado pelo Sebrae e que será um espaço de comercialização e abertura de canais para 12 pequenos negócios atendidos em parceria com o Governo do Estado do Pará por meio do Arranjo Produtivo Local - APL de Cosmético.

Consciência Negra: luta por direitos é constante

Mais de 5 mil agentes vão atuar nos dias de provas

No estande do Pará terá empresas que oferecem produtos para cabelo e corpo, óleos corporais, suplementos para beleza, essências e perfumaria. No espaço terá exposição e comercialização desses produtos e network entre os empreendedores e empresas visitantes.

Bioeconomia

O Sebrae no Pará vem atuando no setor da bioeconomia desde o início dos anos 2000 por meio de projetos para a cadeia produtiva com ações de Inovação e Tecnologia com foco no mercado. Uma das ações foi o mapeamento da cadeia produtiva de cinco estados da região Norte, o que direcionou para o fortalecimento de um grupo de atendimento empresarial no Pará.

Em 2018 foi criado um projeto específico de atendimento e direcionamento das empresas para que se adequassem às exigências propostas para a indústria do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos dentro e fora do Brasil. “O primeiro eixo foi trabalhar a regulamentação e atuar com frentes de incremento tecnológico como testes de dermocosméticos, embalagem, rotulagem, além das parcerias com agregação de valor no mercado nacional e internacional”, explica Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

Rubens reforça que o Sebrae realiza um grande esforço para fortalecer o segmento em nível nacional, uma vez que os bionegócios e a Amazônia estão na pauta do dia. “É um valor agregado enorme falar da região para o mundo e as empresas paraenses têm uma grande oportunidade em poder contar com redes de parceiros estratégicos no segmento”, lembra o diretor ao ressaltar que o Sebrae no Pará participa do APL de Cosméticos junto com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia - Sedeme e o Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Pará - Sinquifarma - que promovem essa discussão junto com a Federação das Indústrias do Estado do Pará - Fiepa para promover parcerias importantes junto com o PCT Guamá.

“Temos um resultado muito importante para os empreendedores que não tem condições de investir em testes e laboratórios: o contrato com o Imecap Brasil, que vai adquirir toda a produção da cooperativa de Salvaterra que trabalha com a extração de óleos e insumos da florestas”, comemora Rubens ao se referir ao contrato assinado em setembro deste ano.

A concepção do estande paraense é focada em um olhar estratégico voltado para a Amazônia, afim de mostrar para o mundo os bionégocios frutos dos insumos da Amazônia como um produto diferenciado e preparado para acessar diferentes mercados. Tudo isso com base em produzir para preservar, utilizando os insumos da floresta sem devastar e cuidando para que as próximas gerações tenham a mesma preocupação com a sustentabilidade e a geração de renda para os povos da floresta.

A Feira

Desenvolver o mercado da beleza é a proposta da Beauty Fair – Feira Internacional de Beleza Profissional, que há 16 anos participa da vida e dos negócios de milhões de profissionais, lojistas, indústrias, distribuidores e exportadores do mundo todo.

A Feira é a porta de entrada para empresários que desejam criar conexões de negócios em toda a América do Sul. Na Beauty Fair, as rodadas de negócios garantem a aproximação da indústria com o perfil adequado de exportador/distribuidor. São esperadas a visita de mais de 20 mil profissionais nos três dias de evento.

No espaço, os visitantes encontram as melhores marcas de beleza e podem negociar ou comprar com condições únicas e especiais, além de encontrar oportunidades de atualização profissional em um dos mais prósperos setores do Brasil.

Pequenos negócios paraenses na Beauty Fair:

1. Mahá Cosméticos – Startup que nasceu dentro da Ufopa – Universidade Federal do Oeste do Pará – Santarém.

2. Universo Capilar – Desenvolveu uma fórmula de tônico capilar já registrado e que passou com sucesso nos testes de eficácia do produto.

3. Jambu Sinimbu – Trabalha com produtos à base de jambu. O carro-chefe é o “Tremidão” – cosmético erótico. O jambu aumenta a salivação e causa uma leve dormência na língua graças a uma substância chamada espilantol, que está sendo estudada pela indústria farmacêutica e de cosméticos, por causa de seu possível efeito anti-inflamatório e anestésico. De certo, é o efeito no paladar, que está mais que aprovado.

4. Ekilibre Amazônia – Empresa de Alter do Chá – em Santarém – que trabalha com formulações veganas e sem produtos sintéticos.

5. Sementes da Amazônia – Trabalha com formulações veganas e produtos naturais.

6. Juruá – Empresa com mais de 100 anos na produção de cosméticos com insumos amazônicos. Está em sua terceira geração.

7. Rei das Essências – Começaram fracionando essências e desde 2020 produzem perfumes, produtos para cabelo e corpo com ativos amazônicos.

8. Chamma da Amazônia – Começou vencendo óleos no mercado do Ver-o-Peso.Produz cosméticos e perfumarias com insumos da Amazônia. Está em sua terceira geração.

9. Ver o Fruto – Startup que produz soluções com resíduos do açaí.

Fabrica microesferas com o caroço do açaí que são utilizados em produtos cosméticos – destaque para o sabonete facial para a redução da oleosidade da pele.

10. Natural Quântica – Nova indústria de cosméticos de Marabá especializada em produtos de beleza, cosméticos e cuidados pessoais.

11. Perfume de Nazaré – Tem como proposta o lucro compartilhado com a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Foi desenvolvido na Europa com essências amazônicas e francesas.

12. Laboratório São Lucas – Trabalha com produtos fitoterápicos com óleos amazônicos e essências da floresta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias