A primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 acontece neste domingo (21) e os 3.109.762 inscritos fazem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.
O governador do Pará, Helder Barbalho, divulgou neste sábado (20) um acordo firmado com os municípios paraenses para que os alunos, que farão o Enem, possam fazer o descolamento até o local de prova, nas linhas de ônibus municipais e intermunicipais de forma gratuita, utilizando apenas o cartão passe fácil do estudante.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Pará, 229.170 alunos se inscreveram no exame. Destes 228.570 farão a prova no modelo tradicional com a prova impressa e 600 alunos devem fazer o modelo digital do certame, exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar