Diário Online
Edição do dia
Edição do dia
Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
MEGAOPERAÇÃO

Enem será monitorado por 353 câmeras de segurança no Pará

Segundo dia de prova terá mais de cinco mil agentes em todo o Estado, com atuação nas ruas e no entorno dos locais de aplicação dos exames.

sexta-feira, 26/11/2021, 08:34 - Atualizado em 26/11/2021, 08:33 - Autor: Diário do Pará

Google News

Segup trabalha para garantir que o exame ocorra sem registro de fraude e dentro da normalidade.
Segup trabalha para garantir que o exame ocorra sem registro de fraude e dentro da normalidade. | Jader Paes/Agência Pará

Neste domingo (28), ocorre a segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 em todo o Estado, mobilizando mais de 160 mil alunos inscritos. Para dar apoio a realização do certame, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) coordenam a Operação ‘Enem 2021’ a partir das 6h do domingo. Ações de logística, policiamento ostensivo e de monitoramento em tempo real estão previstas para ocorrer. Mais de cinco mil agentes de segurança estão envolvidos nas ações de segurança e logística das provas.

Com 13 mil postos, Pará lidera empregos no comércio no Norte

No domingo, os trabalhos das equipes iniciam a partir das 6h com a escolta das provas pela Polícia Militar em apoio aos Correios que faz o deslocamento dos malotes até os mais de 742 locais de prova, distribuídos em 77 municípios paraenses onde o Exame será aplicado. Será realizado também o Enem digital que conta com 410 pessoas inscritas no Estado, com aplicação de provas nos municípios de Belém e Santarém.

Haverá ainda o policiamento nestes locais de prova, que será intensificado no entorno e em pontos de ônibus quando ocorrer a abertura dos portões, às 12h.

O esquema de segurança abrange todas as etapas da realização do certame, a fim de garantir o êxito para os candidatos. “A preocupação de todo o sistema no dia da prova para dar o máximo de segurança possível, seja no deslocamento de casa para o local de realização de prova, bem como também nos locais de prova e no entorno para que tudo ocorra da melhor forma possível”, garantiu o secretário de Estado de Segurança Pública em exercício, coronel Alexandre Mascarenhas.

Auxílio Brasil: cadastrados com NIS final 8 recebem

A operação envolve, de forma integrada, representantes de diversas instituições, como Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena o certame, Fundação Getúlio Vargas e Fundação Cesgranrio, que executam as provas à nível estadual de forma presencial e virtual, respectivamente.

No dia do Exame, a movimentação nos locais de provas contará com o monitoramento eletrônico de mais de 353 câmeras instaladas na Região Metropolitana de Belém e no interior.

REGIONAIS

No interior, como ocorreu no domingo passado, a Segup irá monitorar a realização da prova através dos Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), em Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira. As unidades serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle da Capital.

As informações acerca do transporte das provas, bem como, o início e finalização, serão repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex.

Guarda Municipal de Belém também reforçará rondas

A Guarda Municipal de Belém também vai movimentar o mesmo aparato de segurança desenvolvido na primeira fase, realizado no domingo passado, com o objetivo de evitar qualquer imprevisto durante a aplicação das provas do Enem, na capital paraense e nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci.

Os 272 agentes municipais, 11 viaturas e 27 motocicletas serão distribuídos em 25 localidades. Eles vão fazer a segurança preventiva dentro dos espaços, bem como, patrulhamento das vias de acesso às escolas.

“Nossos agentes já estão prontos e alinhados, para a ação integrada. Vamos manter o quantitativo de agentes utilizado na primeira fase e estaremos monitorando possíveis ocorrências”, disse o inspetor-geral da GMB. Joel Monteiro.

O inspetor-geral ainda destaca que, no dia do exame, a movimentação nos locais de prova também será monitorada por meio da vigilância eletrônica, nos Centros Integrados de Comando e Controle- CICC. “Além das escolas, com guardas municipais fixos, e as rondas no entorno, estaremos presente na sala de videomonitoramento acompanhando, em tempo real, todo o certame”, concluiu.

A Operação Enem 2021 vai contar com a integração das forças de segurança municipais, estaduais e federais, com o planejamento elaborado pela Secretaria de Estado e Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS