plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Candidatos enfrentam hoje segunda prova do Enem 

Exame encerra neste domingo com questões de Ciências da Natureza, Matemática, Química e Física. Estudantes vivem ansiedade pela aprovação, enquanto professores citam estratégicas para se dar bem

Imagem ilustrativa da notícia Candidatos enfrentam hoje segunda prova do Enem  camera No primeiro dia de prova, o Pará teve 27,5% de faltosos, entre os mais de 167 mil inscritos para fazer o exame | Celso Rodrigues

A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada neste domingo, dia 28. Dessa vez, os candidatos deverão responder 90 questões de múltipla escolha sobre Ciências da Natureza, Matemática, Química e Física. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Estado do Pará teve 167.239 candidatos inscritos, sendo que 72,5% compareceram ao primeiro dia de prova e 27,5% faltaram. Já o Enem digital teve 410 pessoas inscritas no Estado, com total de 44,9% de ausentes.

Transporte gratuito é mantido a candidatos do Enem no PA

Covid: pesquisadores alertam Brasil para os casos na Europa

Para que os alunos consigam alcançar a média necessária para a aprovação, muitas instituições de ensino têm adotado estratégias para focar ainda mais no conteúdo nas principais questões cobradas nos últimos anos. No Colégio Acrópole, além do horário normal de aula, os alunos que estão prestando o Enem deste ano receberam aulas de reforço. “O conteúdo ministrado em aula estava todo voltado às questões que seriam cobradas no Enem, para que os alunos tivessem maior domínio dos assuntos no domingo”, disse Henrique Silva, que é professor de Matemática e Física. “Os últimos exames têm mostrado que as questões estão montadas para, de fato, verificar se o aluno possui ou não conhecimento dos assuntos, não dando mais margem para muita subjetividade”, avaliou o professor.

Henrique reforça, ainda, algumas dicas para que os alunos se saiam bem durante a realização do exame. “A prova do Enem não se resume apenas ao conhecimento adquirido, mas também à estratégia adotada para responder às perguntas a tempo. A principal delas é que os candidatos leiam todas as questões, para logo saber quais delas serão consideradas mais simples, ou mais fáceis, e quais irão demandar mais tempo para resolver, pois assim eles já economizam um tempo precioso”, orientou.

PREPARAÇÃO

Letícia Oliveira, de 17 anos, é aluna do 3º ano do ensino médio e está prestando o Enem pela terceira vez. Ela disse estar tranquila com relação à prova deste domingo, já que tem mais familiaridade com as disciplinas de exatas. “O primeiro dia da prova foi tranquilo, até mesmo na redação. Eu consegui desenvolver bem o tema, com base nos exercícios aprendidos em sala de aula e para o segundo dia estou bem confiante também”, disse.

Letícia conta que quer fazer Medicina e que já conseguiu uma bolsa de estudos parcial para estudar em uma instituição privada em São Paulo, mas espera conquistar uma vaga na Universidade Federal do Pará (UFPA). “No exame de 2020 eu consegui uma ótima nota, espero manter a média para conseguir a vaga em Belém e não precisar ficar longe da família”, torce.

Raul Novaes, de 16 anos, quer cursar Administração e também já foi aprovado no vestibular de uma faculdade particular em Belém. Ele é natural do município de Salvaterra, localizado na Ilha do Marajó, e veio para a capital para concluir o Ensino Médio. “O primeiro dia de prova eu achei meio trabalhoso, mesmo eu tendo mais facilidade em desenvolver questões subjetivas. Para manter o nível na prova do segundo dia, eu estou dedicando mais horas de estudos”, disse Raul, que está fazendo a prova do Enem pela primeira vez.

Segundo dia de prova do Enem 2021

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas: 18h30

Término das provas para participantes com direito a tempo adicional: 19h30

Término das provas para participantes da videoprova em Libras: 20h30

Importante lembrar que o Enem ocorre seguindo o horário de Brasília

Atenção para o que levar:

Obrigatório:

Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente

Documento de identificação com foto

Máscara de proteção contra Covid-19

Aconselhável:

Álcool em gel

Cartão de Confirmação de Inscrição

Declaração de Comparecimento Impressa (caso precise justificar sua presença no exame).

Candidatos fazem revisão final e tentam controlar a ansiedade

Para ajudar os estudantes a se prepararem para mais um dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu na manhã de ontem (27), no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves – Centur, o segundo aulão de revisão abordando conteúdos focados em recorrências, com questões presentes no exame há vários anos, porém, que os alunos ainda tinham certa dificuldade em respondê-las.

Candidatos foram ao Centur participar da revisão final antes da bateria de provas
📷 Candidatos foram ao Centur participar da revisão final antes da bateria de provas |Wagner Santana

A iniciativa tinha como objetivo ativar o conhecimento necessário e a competitividade dos estudantes que buscam conseguir uma vaga na universidade. As aulas que também foram transmitidas para outras cidades do interior, através do perfil oficial da secretaria no YouTube, reuniu cerca de 200 pessoas que tiveram acesso aos principais assuntos relacionados às áreas do conhecimento de Ciências da Natureza e Matemática, exigidos neste segundo dia de provas.

O professor de química, Anderson Marques, conta que a primeira dica é tentar controlar a ansiedade para chegar no local de prova e resolver as questões com maior tranquilidade. “É comum que às vésperas das provas eles fiquem bem ansiosos e nervosos. Então, quem controla melhor essa ansiedade com certeza consegue fazer uma prova tranquila, explorando todas as habilidades que ele (a) conseguiram absorver ao longo do processo de estudo”, disse.

Durante a prova, e pensando no peso de cada nota, o professor afirma que a melhor estratégia é focar, inicialmente, nas questões mais fáceis. “Mas como identificar as questões mais fáceis? Existem aquelas questões que são de conceitos, essas são por onde os alunos devem começar. Depois, ele parte para aquelas que possuem só um cálculo. Garantindo essas questões iniciais a pontuação já dá uma disparada, que pode girar em média a 30%”, explica.

A matriz de referência também indica que os alunos resolvam as questões mais difíceis durante um segundo momento da prova. “Claro que na prova existem as questões difíceis, mas se naquele momento a gente pudesse colocar óculos mágicos, a gente veria as questões mudando suas pontuações após cada item resolvido. Daí a importância dessa estratégia de prova de iniciar pelas questões mais fáceis e deixar as difíceis para o final”, diz o educador.

A estudante Lucilene da Silva, 32, que pretende ingressar no curso de Terapia Ocupacional, destacou a importância do projeto nessa reta final. “Tem gente que não consegue pagar um cursinho, por exemplo, para ter acesso a materiais tão atualizados e também as dicas que os professores dão. Sem esses aparatos e atenção fica bem mais difícil se preparar mesmo. Porém, depois desse dia intenso de revisão, com certeza vou chegar mais confiante para fazer a prova”, conta.

Neste segundo dia de prova, os estudantes terão cinco horas para solucionar as questões. O gabarito das provas objetivas será divulgado até o dia 1º de dezembro, na página oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já a divulgação das notas finais do exame ainda não tem data definida.

O que é preciso saber?

O Enem 2021 tem regras especiais por conta da pandemia. O uso de máscara facial é obrigatório nos locais de aplicação. Participantes que estiverem com covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação. O descumprimento das regras poderá levar à eliminação do candidato.

No dia da prova, além da máscara de proteção facial, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Não são aceitos documentos digitais. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso. No Enem digital, ela poderá ser usada para fazer anotações na folha de rascunho. Não é permitido o uso de lápis ou borracha.

É recomendado ainda que os participantes levem lanche e água, já que a prova tem uma duração longa.

Também é recomendado que se leve no dia do exame o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.

Caso necessite comprovar que participou do exame, o estudante pode, também, na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias