plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Jader quer Capes em PEC que dá autonomia a entidades 

Senador paraense quer proteger instituição responsável pela avaliação dos cursos de pós-graduação de interferências que podem prejudicar papel da coordenação na defesa da qualidade da formação no País

Imagem ilustrativa da notícia Jader quer Capes em PEC que dá autonomia a entidades  camera Emenda de Jader prevê a inclusão da Capes no processo de autonomia de instituições federais. | Divulgação

Tramita no Senado Federal a proposta de emenda à Constituição (PEC) nº 27/2021, que prevê proteção e autonomia para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), tornando-as entidades permanentes de Estado. Preocupado com a constante fragilidade das entidades públicas responsáveis pela produção de estudos, pesquisas e informações oficiais, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) apresentou emenda ao texto para que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), seja incluída na proposta de emenda à Constituição.

A Capes, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), tem como atribuição apoiar as universidades, por meio dos seus programas, além de atuar na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros. A agência de fomento tem como meta elevar o nível da pesquisa científica em diversas áreas, mantendo o equilíbrio entre a qualidade e a quantidade de cursos autorizados pelo MEC, e oferecidos por universidades em todo o Brasil. É também responsável por avaliar a cada quatro anos os cursos que conferem diplomas oficiais de mestrado e doutorado.

Na semana passada 52 pesquisadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior apresentaram pedido de renúncia coletiva. Eles acusam a Capes de não ter atuado em defesa da autonomia da instituição ao não respaldar o trabalho de avaliação desempenhado por eles. Os pesquisadores também criticam a presidência da instituição por não defender a Avaliação Quadrienal da pós-graduação, suspensa por decisão judicial em setembro. A falta de respaldo ao trabalho de avaliação dos cursos ofertados pelas instituições de ensino foi duramente criticada pelos pesquisadores que deixaram suas áreas de atuação.

LEIA TAMBÉM:

Helder anuncia mudança na gestão do Hospital Ophir Loyola

“A Capes tem a responsabilidade de manter todos os cursos de pós-graduação do país em constante avaliação para manter o padrão de excelência acadêmica em programas de mestrado e doutorado nacionais. Falamos de futuros orientadores e mestres que irão conduzir o destino de milhões de formandos, cujas áreas vão desde as ciências humanas até a científica, incluindo a medicina e pesquisas científicas para gerações futuras”, lembra o senador Jader Barbalho em defesa da fundação Capes.

“Essa é uma situação de extrema gravidade para o futuro do Brasil. É uma afronta aos padrões de excelência acadêmica para programas de mestrado e doutorado nacionais”, advertiu o senador na justificativa para incluir a Capes na proposta que tramita no Senado com o objetivo de blindar as instituições. Os resultados das avaliações periódicas feitas pela Capes ainda servem de base para a formulação de políticas públicas para a área de pós-graduação, e para as decisões sobre a concessão de bolsas de estudo.

DECISÃO

A Capes tem papel fundamental na decisão sobre investimentos na formação de recursos de alto nível no país e no exterior; na promoção da cooperação científica internacional; e na indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.

A PEC 27/2021 foi apresentada pela senadora Leila Barros (Cidadania-DF) e prevê a transformação do Inep, IBGE e Ipea em instituições permanentes de Estado A ideia é dar mais proteção legal aos institutos ao preservá-las da instabilidade, ingerência política e descontinuidade administrativa.

O IBGE é responsável pela produção das estatísticas nacionais. O Inep trata das avaliações nacionais da qualidade da educação, como o Enem. Já o Ipea cuida das avaliações das políticas públicas. Atualmente, as entidades são ligadas aos ministérios da Economia (no caso do IBGE e do Ipea) e da Educação (no caso do Inep) e, portanto, os presidentes das instituições são indicados pelos ministros. A proposta define ritos para a indicação desses dirigentes, incluindo sabatinas a serem realizadas no Senado. A emenda indicada pelo senador Jader Barbalho já foi inserida na tramitação da PEC para ser analisada pelo relator do texto, que ainda não foi indicado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias