plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
URGENTE!

Depósito de produtos químicos da Imerys explode em Barcarena

Incidente foi registrado na noite desta segunda-feira (6)

Imagem ilustrativa da notícia Depósito de produtos químicos da Imerys explode em Barcarena camera Incêndio de grande proporção atingiu depósito | Reprodução

Um depósito de produtos químicos da empresa mineradora Imerys explodiu na noite desta segunda-feira (6) na Vila do Conde, município de Barcarena, nordeste paraense.

A informação foi confirmada ao DOL por duas fontes, sendo uma ligada ao Corpo de Bombeiros da localidade.

Guarnições do Corpo de Bombeiros dos municípios de Abaetetuba e Barcarena foram deslocadas até o local. Por volta de 22h, foi informado que o incêndio foi controlado, mas que a densa fumaça branca ainda estava evidente .

Ouça áudio do bombeiro falando sobre a situação no local:

Por conta da explosão química, há relatos de uma nuvem de fumaça branca que se formou na unidade e segue em direção às comunidades próximas. Em um relato, um socorrista afirma que moradores podem sofrer queimaduras no rosto e irritações na garganta. Se a situação se agravar, segundo informado, poderá ser feita uma evacuação total.

Demais relatos que circulam nas redes sociais evidenciam a preocupação entre moradores das localidades. Alguns afirmam que em casos de crianças e, principalmente, que tenham problemas respiratórios, que saiam de suas casas e procurem abrigos. “Procurar locais, tipo a beira da praia, onde o vento bate contrário a essa fumaça. Tem que ir pra lá”, orienta um morador.

Moradores relatam "cheiro forte" na cidade

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o resultado após a explosão química: no primeiro momento, uma nuvem branca avança na cidade, enquanto no segundo registro é possível ouvir o intenso barulho das sirenes das viaturas do Corpo de Bombeiros. Na última sequência de imagens, podemos acompanhar um pouco dos trabalhos realizados pelas autoridades competentes com o uso de máquinas pesadas no local da explosão.

LEIA TAMBÉM: Moradores abandonam casas após incêndio na Imerys

“Olha como tá de fumaça subindo aí! Isso aí vai fazer um mal horrível pra gente que tá aqui no bairro”, relata um morador que, com o celular nas mãos, grava a fumaça branca saindo de dentro de depósito da empresa. Ele reclama não ter obtido nenhuma resposta da empresa sobre o acontecido e frisa o forte cheiro que estava tomando conta da cidade.

“Vai lá na portaria e ninguém quer justificar nada pra gente. Ao menos vem aqui para o bairro avisar que tá acontecendo alguma coisa por causa desse cheiro forte de produto químico", esbraveja. “Tá vendo aí a fumaça? Não tem condições de chegar até lá porque tá muito forte”, pontua.

Posicionamento

Por meio de nota, a Imerys informou que identificou um foco de incêndio em um dos galpões de beneficiamento da empresa e que apura as causas do incidente.

"A Imerys informa que foi identificado um foco de incêndio em um dos galpões da planta de beneficiamento da empresa, em Barcarena. O evento já foi controlado, não havendo qualquer acidente ou envolvimento com pessoas. A empresa está neste momento apurando as causas do incidente", diz o comunicado.

Também na noite de hoje, o governador Helder Barbalho informou, através de publicação nas redes sociais, que acompanha os trabalhos das equipes responsáveis e que está em contato com o gestor municipal para tratar sobre o caso.

"Já entrei em contato com o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, oferecendo ajuda. Os órgãos do Governo do Estado já estão em contato com a prefeitura do município para tomar as devidas providências", diz o chefe do executivo estadual.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias