O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) prorrogou por 90 dias o prazo para a conclusão do Censo Previdenciário 2021, que agora vai encerrar no dia 8 de março de 2022. Em todo o Pará, 14.211 segurados ainda não procuraram o Igeprev para o recenseamento.
“Estender o prazo foi necessário para evitar o cancelamento de milhares de benefícios. Sabemos da importância desse recurso para o sustento das famílias. Por isso, convocamos todos os segurados que ainda não compareceram ao Censo”, disse o presidente do Igeprev, Giussepp Mendes.
A maior parte dos faltantes reside na Região Metropolitana de Belém (10.114). No nordeste do Pará, 1.903 aposentados e pensionistas ainda não atualizaram os dados; nos municípios do sul e sudeste do Pará, 877 segurados estão com o recadastramento pendente; além de 587 beneficiários da região do Tocantins; 211 do Marajó; e 519 da região oeste.
LEIA TAMBÉM:
Novo Progresso abre vagas com salários até R$ 4,3 mil
O Censo, que foi iniciado em novembro de 2020, tinha data de conclusão marcada para o dia 8 de dezembro de 2021. Contudo, devido à quantidade de beneficiários que ainda não compareceram, os trabalhos do Censo foram prorrogados até 8 de março de 2022.
O comparecimento é obrigatório a todos os aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência do Estado do Pará, que tiveram o benefício concedido antes de novembro de 2020. Para participar do Censo, é preciso agendar o atendimento no site igeprev.pa.gov.br. Durante a prorrogação, o atendimento aos segurados será realizado na sede do Igeprev, em Belém.
O policial militar aposentado Afonso da Silva, de 57 anos, não teve dificuldades para fazer o recadastramento na sede do Igeprev. “Demorei para vir porque adoeci e esperei melhorar, mas o atendimento foi dez”.
O Censo tem o objetivo de atualizar os dados cadastrais e viabilizar a elaboração de ações de gestão e educação previdenciária. Por determinação da Lei Federal nº 10.887/2004, todos os regimes próprios de previdência devem fazer o recadastramento de seus segurados a cada cinco anos.
O Igeprev preparou uma relação de perguntas e respostas para tirar as dúvidas dos segurados. Confira:
Quem precisa realizar o Censo Previdenciário?
Servidores inativos com benefícios concedidos até novembro de 2020.
Perdi o Censo Previdenciário no meu município. O que fazer?
O site do Instituto disponibiliza o cronograma dos polos fixos e itinerantes que ainda estão em funcionamento. O atendimento deve ser marcado pelo Sistema de Atendimento Agendado (SIAAG), no site do Igeprev.
Sou beneficiário e não posso me locomover. O que devo fazer?
O beneficiário deve solicitar visita técnica domiciliar.
Como será realizado o agendamento da visita técnica domiciliar?
O beneficiário deverá solicitar o agendamento pelo Sistema de Atendimento Agendado (SIAAG), indicando a impossibilidade de comparecer de forma presencial ao Censo Previdenciário.
No ato do agendamento, é obrigatório anexar o documento que comprove a impossibilidade de comparecer ao Censo Previdenciário presencialmente, de acordo com a necessidade especificada no item 2.
A solicitação será avaliada pelo técnico responsável.
O técnico responsável entrará em contato, via telefone, com o beneficiário para agendar a visita técnica domiciliar. A data será marcada de acordo com a disponibilidade das duas partes.
Quem pode solicitar?
Pessoas com impossibilidade de locomoção por motivos de saúde previstos em lei. É obrigatório anexar no SIAAG o Atestado ou Laudo Médico (por exemplo: pessoa com deficiência e pessoa com doença grave).
Pessoas com impossibilidade de locomoção por longo prazo, decorrente de problema de saúde, inclusive Covid-19. É obrigatório anexar no SIAAG o Atestado ou Laudo Médico (cada situação será avaliada pelo técnico responsável).
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. É obrigatório anexar no SIAAG a comprovação de inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico). Cada situação será avaliada pelo técnico responsável.
Resido fora do Estado, como realizar o Censo?
Para quem reside fora do Pará ou do Brasil é necessário acessar o site do Igeprev para conferir os documentos necessários para realizar o Censo a distância. Os documentos devem ser enviados pelos Correios à sede do Igeprev, localizada na avenida Alcindo Cacela, 1962 – bairro Nazaré - CEP: 66.040-020 - Belém/PA.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar