Desde artigos de miriti e impressões de personagens em 3D aos tradicionais enfeites de Natal, o artesanato paraense tem sido uma opção para presentear a família e amigos durante a festa de fim de ano. Na praça da República, artistas plásticos e artesãos dividem o espaço para expor itens únicos e regionais que vem chamando grande atenção do público.

“Eu gosto de agregar, tudo o que eu vejo de natural que tem uma forma diferente, eu aproveito e faço arranjo”, conta a artesã marajoara Olga Nascimento, que trabalha há 20 anos na praça da República com arranjos de pássaros em miriti. Os artigos feitos de cachos de açaí trançados, ouriço de sapucaia, semente de quiabo ou junco, biscuit e o próprio miriti têm chamado atenção daqueles que passeiam pelo local. “Pra mim foi surpreendente porque tá fazendo uns dois domingos que eu trago e estou vendendo tudo e cedo, graças a Deus. Acho que porque é uma matéria-prima natural e é novidade porque aqui só eu que faço esse trabalho”, conta.

A exclusividade e a riqueza de detalhes de imagens e símbolos amazônicos é o que tem diferenciado o trabalho do artista plástico Ivan Barros. As artes se tratam de gravuras feitas com agulhas incandescentes de níquel e marcadas a fogo em peças de madeiras matuti e marupá, uma técnica chamada de pirografia. As figuras diversas como araras, cenários ribeirinhos, ídolos marajoaras e imagens religiosas em estilo barroco e rococó têm atraído os olhares curiosos de clientes que pretendem presentear principalmente os familiares.

LEIA TAMBÉM:

Programa Brasil Mais leva inovação para empresas paraenses

Presidente Vargas guarda memórias da urbanização de Belém

OPÇÃO

A originalidade das gravuras e a representação da cultura paraense foi o que Adriene Chaves, 32, e o namorado levaram em consideração ao comprar uma das imagens. “A gente vai dar pra mãe dele. Na verdade, a gente até pensou em ir ao shopping, mas eu falei pra ele que sempre tem algo mais original e diferente aqui. As coisas têm bastante detalhes e fora que representa muito da nossa cultura aqui dos nossos lugares que a gente não vê tanto”, relatou Adriene.

Diva Stein comemora vendas em alta de produtos com temáticas natalinas
📷 Diva Stein comemora vendas em alta de produtos com temáticas natalinas |Irene Almeida/Diário do Pará

Os personagens de séries, filmes e animes impressos em 3D tem sido outra opção diferente para presentear na data festiva. Os vasos, luminárias e relógios de personagens da Marvel, Harry Potter e Pokémon são os artigos que tem maior saída como presente desde o domingo passado (12). Apesar disso, segundo os artesãos Fabrício Barra, 33, e Nayara Campos, 32, muitas pessoas procuram por itens personalizados que tenham ligação entre as sagas globais e símbolos da cultura paraense. “Nós temos o porta-chaves do Ver-O-Peso com a modelagem nossa, com esse mesmo tipo de imagem nós estamos pensando em fazer a luminária”, disse Fabrício.

Há espaço para os enfeites de Natal diferentes. As capas garrafão de água, puxa saco e bate mão com temática natalina são os itens que tem boa saída na barraca da artesã Dalva Stein, 67. “Mal termina o Círio e o pessoal já tá cobrando coisa de Natal, é impressionante. Aí em Novembro as pessoas compram para decorar a casa, e dezembro, pra dar de presente. As peças para dar de presente são maravilhosas também porque são exclusivas e elas ficam numa cozinha muito bonita”, conclui Diva.

CONTATOS

Todos os artesãos ouvidos pelo DIÁRIO aceitam encomendas para a época de fim de ano.

- Olga Nascimento: (91)98567-5678 (WhatsApp)

- Ivan Barros: @ivanbarros15 (Instagram)

- Fabrício Barra: @mundoarteem3d (Instagram)

- Diva Stein: (91)99628-5494

MAIS ACESSADAS