plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CIDADANIA

Nova Usina da Paz é entregue na Cabanagem. Veja como foi

Com a parceria da Sespa, comunidade terá acesso a atendimento médico, psicológico, odontológico, palestras, regulação, entre outros serviços

Imagem ilustrativa da notícia Nova Usina da Paz é entregue na Cabanagem. Veja como foi camera Agência Pará

Na tarde desta quarta-feira (12), o Governo do Estado do Pará vai entregar a segunda Usina da Paz, localizada no bairro da Cabanagem, em Belém, e que dentre os serviços oferecidos, disponibilizará alguns deles voltados para a área da saúde, como atendimento médico, psicológico, odontológico, palestras, regulação e entre outros.

‘’Além dos serviços itinerante que já realizamos aqui na Cabanagem com as ações de saúde, implantadas desde 2019, agora na Usina da Paz vamos ter um espaço fixo, onde vamos trazer serviços como palestras alusivas de cada mês, atendimentos: médicos, odontológico, psicológico e a regulação, que é quando é necessário encaminhar o paciente para realizar algum exame específico, ou consultas especializadas, quando a pessoa procura esse serviço já sai de lá com o agendamento. Os atendimentos vão ocorrer de terça a sexta", destacou a coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral.

Amaral avaliou ainda "Para nós, da Sespa, a chegada de mais um complexo é muito importante porque já estamos fazendo parte do TerPaz, e da UsiPaz Icuí-Guajará e nós sabemos da necessidade da população e que eles precisam de mais esse suporte voltado para a área da saúde. Também temos a expectativa de trabalhar integrado com outras secretarias e órgãos, trazendo mais saúde para essas pessoas’’.

Residente no bairro da Cabanagem há 5 anos, a autônoma Samara Monteiro, 32 anos, possui uma venda de açaí próximo ao complexo. Ela contou que está muito feliz com a chegada da Usina da Paz.

‘’O programa TerPaz, veio para melhorar a nossa vida aqui no bairro da Cabanagem, e tenho certeza que a Usina vai ser uma extensão desse trabalho, porque são serviços contínuos, precisamos de um espaço assim, eu e minha família pretendemos realizadas consultas médicas e odontológicas. Além de trazer minha filha de 13 anos para fazer cursos e atividades esportivas’’, concluiu a moradora.

Serviços

Além de cursos de capacitação, disponibilizados a partir de quinta-feira (13), a Usina da Paz Cabanagem vai ofertar mais de 80 serviços gratuitos, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários desta unidade.

É um complexo comunitário integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) que já está em funcionamento no Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde o mês de outubro do ano passado, ofertando diversas atividades, cursos e possibilidades para o público em geral. No primeiro trimestre de funcionamento, a Unidade registrou mais de 20 mil atendimentos. Em Belém, outras 4 unidades estão em construção, nos bairros do Benguí, Guamá, Terra Firme e Jurunas. Além da capital, Marituba, Canaã dos Carajás, Parauapebas também vão receber unidades.

O complexo vai funcionar de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias