Uma longa fila se formou na 7ª Rua do distrito de Icoaraci, em Belém, na área onde funciona o porto de onde parte a balsa que faz a travessia de pessoas e veículos pequenos para a ilha de Caratateua (Outeiro). A balsa, disponibilizada pelo Governo do Estado, garante o acesso gratuito para moradores, trabalhadores e visitantes da ilha. O serviço começou no final da manhã de hoje (17), depois de uma embarcação colidir com a estrutura da ponte e derrubar o pilar de sustentação da edificação.

 No final da tarde, a equipe de reportagem da RBATV esteve no local e constatou o grande contingente que aguardava a balsa para fazer a travessia. A embarcação é do tipo ferryboat e tem capacidade para transportar 500 pessoas e 60 veículos. A balsa parte de 15 em 15 minutos e faz o trajeto entre o porto na 7ª Rua de Icoaraci e o porto da Brasília, em Outeiro.

Não há cobrança de passagens e bilhetes. A travessia é totalmente gratuita. O serviço ocorrerá 24 horas por dia. A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Belém estão com equipes nos locais para garantir a segurança dos usuários da balsa.

Confira como está a fila para atravessar para Outeiro:

Confira o antes e o depois da ponte de Outeiro

Ao longo de todo dia, equipes da Secretaria de Estado de Transporte (Setran), Defesa Civil do Estado, Defesa Civil do Município, Corpo de Bombeiros, Arcon, Polícia Científica e também uma empresa especialista em pontes fizeram o levantamento para saber os danos sofridos na estrutura. O laudo vai apontar o que precisa ser feito para o restabelecimento do tráfego de veículos e liberação da ponte.

Ônibus

Segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), a balsa não fará a travessia de ônibus para Outeiro. Em matéria publicada na Agência Belém, o órgão informou que implantou linhas circulares para interligar os bairros com os pontos de travessia hidroviária localizada no final da praia da Brasília. 

Ainda segundo a Semob, um ponto de embarque/desembarque do transporte público de ônibus foi implantado no final da 7ª rua de Icoaraci e no final da praia da Brasília, que é o ponto de chegada e partida da balsa.

O DOL questionou sobre como fica o pagamento de passagens de ônibus, uma vez que os moradores de Outeiro deverão descer do coletivo para atravessar na balsa e depois pegar outro ônibus em Icoaraci. Segundo a assessoria de comunicação, os passageiros não irão pagar duas passagens e que amanhã prestarão mais informações sobre como vai ficar a mobilidade na ilha de Caratateua.

MAIS ACESSADAS