plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS

Pará completa um ano de vacinação contra a Covid-19

Shirley Cuimar Cruz Maia foi a primeira vacinada no Pará.

Imagem ilustrativa da notícia Pará completa um ano de vacinação contra a Covid-19 camera A primeira vacina aplicada no Pará, com presença do governoador Helder Barbalho, o vice-governador Lúcio Vale, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel | Reprodução

A Covid-19 foi, sem dúvidas, o maior desafio enfrentado pela população em todo o planeta nos últimos anos. Milhões de pessoas ao redor do mundo sofreram e ainda sofrem com os danos causados pelo coronvaírus, seja o isolamento, traumas, sequelas da doença, prejuízos financeiros ou o luto por quem foi levado pela doença. Mesmo nesse cenário, um elemento conseguiu trazer esperança a todos na luta ao vírus: a vacina.

Exatamente há um ano atrás começava a vacinação contra a Covid-19 no Pará. A primeiraa ser vacinada foi a técnica de enfermagem Shirley Cuimar Cruz Maia de 39 anos. Ela, que é negra e mãe de quatro filhos, na época prestava serviços no Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, e cuidava de pacientes com a doença. O imunizante foi aplicado pela enfermeira Andrea Passinho.

"Foram vacinadas mulheres, negras, trabalhadoras e que possuem na sua história o retrato de tantas mulheres deste querido Pará", disse o Governador Helder Barabalho na época. Para comemorar o aniversário de um ano avançando com a vacinação, o Governador postou um vídeo em seu perfil no Twitter.

Além de Belém, outras cidades do Estado também iniciaram a imunização naquele 19 de janeiro de 2021. Em Ananindeua, segunda maior cidade do Estado, o prefeito e médico Dr. Daniel Santos aplicou a primeira vacina do município na idosa Alice Coelho, de 90 anos.

Em Marabá, a vacinação foi também especial. A primeira vacinada foi Rõnõré Gavião, de 105 anos, da aldeira Kyikatêjêque, sendo também a primeira indígena vacinada no Estado. Ela recebeu o imunizante de Puruprama Gavião, também indígena, enfermeira do Sesai.

O governador Helder Barbalho acompanhou a vacinação da primeira indígena do Estado, em Marabá.
📷 O governador Helder Barbalho acompanhou a vacinação da primeira indígena do Estado, em Marabá. |Secom/Divulgação

Um ano depois o Pará iniciou a vacinação de crianças no último sábado (15). O primeiro vacinadofoi Saymon Rodrigues, de 11 anos, que tomou a primeira dose do imunizante pediátrico da Pfizer na UsiPaz doi Icuí Guajará, em Ananindeua.

Belém vacina a primeira criança contra a covid-19

Saymon Rodrigues foi a primeira criança vacinada no Pará
📷 Saymon Rodrigues foi a primeira criança vacinada no Pará |Reprodução

VACINAÇÃO

Segundo dados do Vacinômetro, divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), neste um ano em que a campanha de vacinação contra a Covid-19 foi realizada, o Pará já aplicou 11.960.228 doses de imunizante, entre CoronaVac, Pfizer, Astrazeneca e Janssen.

Desse total, 5.921.604 representam a aplicação da 1ª dose, 5.433.828 a 2ª dose ou vacina da dose única e 604.796 a 3° dose, de reforço.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias