A Covid-19 foi, sem dúvidas, o maior desafio enfrentado pela população em todo o planeta nos últimos anos. Milhões de pessoas ao redor do mundo sofreram e ainda sofrem com os danos causados pelo coronvaírus, seja o isolamento, traumas, sequelas da doença, prejuízos financeiros ou o luto por quem foi levado pela doença. Mesmo nesse cenário, um elemento conseguiu trazer esperança a todos na luta ao vírus: a vacina.
Exatamente há um ano atrás começava a vacinação contra a Covid-19 no Pará. A primeiraa ser vacinada foi a técnica de enfermagem Shirley Cuimar Cruz Maia de 39 anos. Ela, que é negra e mãe de quatro filhos, na época prestava serviços no Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, e cuidava de pacientes com a doença. O imunizante foi aplicado pela enfermeira Andrea Passinho.
"Foram vacinadas mulheres, negras, trabalhadoras e que possuem na sua história o retrato de tantas mulheres deste querido Pará", disse o Governador Helder Barabalho na época. Para comemorar o aniversário de um ano avançando com a vacinação, o Governador postou um vídeo em seu perfil no Twitter.
Há 1 ano, o Pará iniciava a vacinação contra covid-19.#BoraVacinar pic.twitter.com/vjKDx9YSbi
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) January 19, 2022
Além de Belém, outras cidades do Estado também iniciaram a imunização naquele 19 de janeiro de 2021. Em Ananindeua, segunda maior cidade do Estado, o prefeito e médico Dr. Daniel Santos aplicou a primeira vacina do município na idosa Alice Coelho, de 90 anos.
Em Marabá, a vacinação foi também especial. A primeira vacinada foi Rõnõré Gavião, de 105 anos, da aldeira Kyikatêjêque, sendo também a primeira indígena vacinada no Estado. Ela recebeu o imunizante de Puruprama Gavião, também indígena, enfermeira do Sesai.
Um ano depois o Pará iniciou a vacinação de crianças no último sábado (15). O primeiro vacinadofoi Saymon Rodrigues, de 11 anos, que tomou a primeira dose do imunizante pediátrico da Pfizer na UsiPaz doi Icuí Guajará, em Ananindeua.
Belém vacina a primeira criança contra a covid-19
VACINAÇÃO
Segundo dados do Vacinômetro, divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), neste um ano em que a campanha de vacinação contra a Covid-19 foi realizada, o Pará já aplicou 11.960.228 doses de imunizante, entre CoronaVac, Pfizer, Astrazeneca e Janssen.
Desse total, 5.921.604 representam a aplicação da 1ª dose, 5.433.828 a 2ª dose ou vacina da dose única e 604.796 a 3° dose, de reforço.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar