O serviço de travessia de passageiros por lanchas que fazem o trajeto entre Icoaraci e Outeiro continua suspenso em decorrência dos reparos no trapiche do bairro de Brasília, onde as embarcações atracam, no lado de Outeiro. Ontem (20), um dos pilares de sustentação do trapiche foi atingido por uma embarcação e o atracadouro foi interditado.

Por enquanto, quem precisar sair ou entrar na ilha de Caratateua deve fazer isso por meio das balsas que fazem a rota 7ª Rua de Icoaraci/rampa no bairro de Brasília (e também sentido inverso). Outra alternativa são os navios que partem do porto da CDP (antiga Sotave), em Outeiro, e levam até o Terminal Hidroviário de Belém, na Marechal Hermes (e sentido inverso). A travessia é gratuita e as embarcações foram disponibilizadas pelo Governo do Estado.

Navio faz a travessia para Outeiro, veja os horários.

Os navios continuam fazendo a travessia porque o local de partida e chegada não é no trapiche de Brasília, mas do porto da CDP (Companhias Docas do Pará). As balsas utilizam a rampa que fica ao lado do trapiche.

Ponte de Outeiro continua interditada

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou que, desde ontem (21), após o incidente, começou as obras de reforço estrutural nas colunas de sustentação e passarelas do trapiche. Na manhã de hoje (21), segundo a Seurb, uma balsa atingiu novamente um dos pilares e as equipes estão  realizando os serviços para liberar a estrutura o quanto antes. Uma cobertura na passarela e defensas metálicas serão instaladas para garantir a segurança dos usuários do espaço.

Com a maré alta, reparos não podem ser feitos.
📷 Com a maré alta, reparos não podem ser feitos. |Reprodução

A empreendedora Silvanny Santos, que mora em Outeiro, confirmou que a manutenção no trapiche começou ontem mesmo. "Hoje estão esperando a maré baixar", disse. Na página do Facebook, intitulada Outeiro News, onde são publicadas informações de interesse da comunidade na ilha, moradores e internautas buscavam informações sobre como estava a travessia.

Moradores de Outeiro estão na dúvida sobre como está o serviço de travessia.
📷 Moradores de Outeiro estão na dúvida sobre como está o serviço de travessia. |Reprodução/Redes Sociais

A Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém informou, nas redes sociais, que agentes de trânsito estão orientando o fluxo de veículos e pedestres nos portos de onde partem as balsas.

Na manhã desta sexta-feira, 21, nossos agentes de trânsito estão em Outeiro para manter a orientação aos condutores e pedestres para que a fila de embarque na balsa fique melhor organizada para a segurança de todos. pic.twitter.com/tqQa5ygLr0

— SeMOB - Belém (@SeMOB_Bel) January 21, 2022

MAIS ACESSADAS