Começa hoje (26), e vai até 30 de janeiro o mutirão de testagens para a Covid-19 do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), envolvendo 101 municípios que aderiram às estratégias anunciadas pelo Executivo Estadual para acelerar o atendimento à população e conter a transmissibilidade do coronavírus em todas as regiões do Pará.
Pará recebe duas remessas com mais de 150 mil vacinas
Com o apoio de instituições de ensino superior, mais sete novos Centros de Testagem para detecção da Covid-19 estarão disponíveis para a população de Belém e Ananindeua (veja abaixo), funcionando das 9h às 17h, e realizando até 6,5 mil testes por dia. Sobem então para dez os CTs disponibilizados pela Sespa, a fim de atender a população da Região Metropolitana - para além dos centros de testagem abertos pelas prefeituras dos dois municípios.
Já as testagens no interior do Estado serão executadas também a partir desta quarta-feira por meio de estratégias organizadas pelas prefeituras, com o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA). “A indicação é para que a testagem seja feita a partir de 48 horas após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios. O resultado do teste é disponibilizado depois de 15 a 20 minutos. Com isso, o Laboratório Central do Estado (Lacen) pretende expandir o diagnóstico da covid-19 em larga escala, a fim de monitorar a situação epidemiológica e direcionar os esforços na contenção da pandemia no Estado”, explica Alberto Júnior, diretor do órgão.
Ananindeua abre locais específicos para testagem de Covid-19
A população poderá procurar o local caso esteja com sintomas de síndromes gripais ou quem teve contato com pessoas infectadas ou suspeitas de Covid-19 nos últimos 15 dias. Caso seja positivo para Covid-19 no teste de antígeno, cujo resultado é na hora, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município será acionada pela Sespa, para que sejam providenciadas ações de investigação, com o monitoramento do paciente e dos seus contatos. Dessa forma, o paciente será submetido a nova coleta de Swab para realização do RT-PCR, que permite o sequenciamento genético para pesquisa de novas variantes.
Os pontos de testagem abertos pelo governo do Estado são, em Belém, o Hospital Regional Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci; o ginásio de esportes da Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade da Amazônia (Unama) – campus da avenida Alcindo Cacela com Pedro Miranda; Faculdade Cosmopolita, no bairro da Marambaia; Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), no bairro do Reduto, e no campus Almirante Barroso, do Centro Universitário do Pará (Cesupa). Em Ananindeua, testes estarão disponíveis no campus BR da Unama, no mesmo horário, mas somente até o sábado (29).
Prosseguem funcionando para testagem ainda o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, e, o outro, na Usina da Paz, no bairro da Cabanagem, de terça a sexta-feira, também das 9h às 17h. Em Ananindeua, continua a funcionar também a testagem da população na Usina da Paz do Icuí-Guajará, de terça a sexta-feira, de 9h às 17h. O Centro de Testagem montado no campus II da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na Trav. Perebebuí, que era restrito aos servidores estaduais, atendeu, somente até ontem, 25.
ANANINDEUA
A Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau) informa que já disponibiliza testagem para Covid-19 nas suas três Unidades de Urgência e Emergência e nas suas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com média diária de 1,3 mil testagens. A prefeitura do município deve ter, até a próxima sexta-feira, 28, mais cinco centros de testagem.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar