Cerca de 40 mil crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas na última semana, em Belém. De acordo com o diretor de Vigilância à Saúde da Sesma, Cláudio Salgado, somente no último sábado (29) foram mais de 2.700 crianças vacinadas nos postos reservados para o público. O número total corresponde a 30% da população infantil vacinável contra a covid-19, mas ainda está abaixo do esperado pela Prefeitura de Belém. A disposição das doses nas escolas da capital seria o próximo passo para a imunização das crianças da capital.
“Agora uma das opções é fazer a vacinação nas escolas. A ideia é que a gente faça a vacinação ao longo do tempo e à medida que as aulas estão voltando. Mesmo que não tenha aula, há a possibilidade de, junto com a Semec, chamar as crianças de 5 a 11 anos para vacinar nas escolas municipais, estaduais ou privadas. Nosso objetivo é atingir todo mundo”, afirma Claúdio Salgado, diretor de Vigilância à Saúde da Sesma.
Leia também:
Covid-19: Brasil registra 640 mortes e 179,8 mil casos
Empresas têm até amanhã para aderirem ao Simples
A vacinação da faixa etária de 5 a 11 anos deve continuar até hoje (31), de 9h às 17h, em dezoito pontos disponibilizados pela Prefeitura de Belém. A partir de terça-feira (1º), os pontos de vacinação serão cedidos para a aplicação da terceira dose (reforço) em adultos vacinados com a segunda dose a partir de outubro do ano passado. Para se vacinar, os menores de idade têm que estar acompanhados dos pais ou responsáveis, que devem apresentar o CPF para registro. Caso a criança tenha carteira de identidade e CPF, os documentos também devem ser apresentados na hora da vacinação.
As pessoas acima de 12 anos também seguem sendo vacinadas nesta semana, sempre no horário de 9h às 17h. Estão sendo disponibilizadas a primeira, segunda e terceira doses dos imunizantes Pfizer, Coronavac e Astrazeneca, em 24 Unidades Básicas de Saúde, 21 Unidades Estratégia Saúde da Família, além de outros pontos abaixo relacionados.
Na tarde de ontem (30), a vacinação pediátrica avançou em Belém. O público de 5 anos recebeu o imunizante da Pfizer. Já para as crianças a partir de 6 anos, a vacina da Coronavac e Pfizer estavam disponíveis. A movimentação em busca da primeira dose infantil era tranquila e o atendimento às crianças estava rápido no shopping Bosque Grão-Pará. Entre os pais, o sentimento de alívio era unânime.
A vacinação foi o programa familiar de domingo da auxiliar administrativa Patrícia Lisboa, que levou os dois filhos, Isabele e Davi, de 11 e 7 anos, para se vacinar no local. “Eles dois são crianças que têm problemas de saúde e eu tinha muito medo de sair com eles. Eles ficaram trancados em casa durante a pandemia inteira, estudaram pela internet, então ter eles vacinados é uma grande vitória, é muito importante”, conta Patrícia. Para a auxiliar administrativa, a primeira dose significava o passo inicial para maior interação dos filhos com os familiares, que ficou prejudicada pelo medo do coronavírus.
“Agora eles vão poder socializar mais, visitar os avós porque o meu medo é, que agora que eles estão indo para a escola, passarem isso [covid-19] para os avós e a bisa de setenta cinco anos. Os pais deveriam trazer os filhos para se vacinar porque a gente já foi vacinado, mas eles são crianças e precisam se proteger mais até porque muita gente morreu sem a vacina e poder se vacinar agora é um privilégio”, afirma Patrícia.
ALÍVIO
Geovanna Monteiro, de 5 anos, estava ansiosa para tomar a vacina. Para o pai, Orlando Monteiro, a vacinação da menina era muito esperada pela família, que já tinha se vacinado com, pelo menos, duas doses do imunizante. “É uma sensação de alívio. Um alívio que a vacinação chegou na faixa etária dela, que é uma idade muito importante, e agora é só agradecer pela ciência, pelos pesquisadores que desenvolveram a vacina para garantir uma segurança e proteção maior para todos nós”, disse o analista de planejamento.
Adriel Mendes, de 5 anos, era uma das crianças ansiosas pela aplicação da vacina. Segundo a mãe do menino, Michelly Mendes, a família contraiu a doença no pico da pandemia, ainda em 2020, mas todos tiveram sintomas leves causados pelo vírus. Esse foi um dos principais motivos para a esteticista vacinar o filho. “É um momento de ficar um pouco mais tranquilo porque é uma prevenção. Eu já fico um pouco mais aliviada porque como já tenho uma facilidade pra ficar doente, eu já ficava preocupada em relação dele pegar covid. Agora ele vai ficar mais protegido pra poder conviver no meio social porque é muito ruim, na idade que eles estão, eles não socializarem com outras crianças. Já vai ficar tudo certo pra ele tomar a segunda dose”, conta Michelly.
Onde vacinar as crianças hoje em Belém?
Pontos de vacinação exclusivos para atendimento de crianças, nesta Segunda-feira (31):
1. Boulevard Shopping Belém - Estacionamento G6. Av. Visconde de Souza Franco, 776. Reduto;
2. Cassazum. Tv. Perebebuí, 2042, Pedreira;
3. CCBS-UEPA, esquina da Perebebuí com Almirante Barroso;
4. Escola de Enfermagem da UEPA. Avenida José Bonifácio, no 1289, bairro do Guamá;
5. Faculdade Cosmopolita. Avenida Tavares Bastos 1313, Marambaia;
6. FIBRA. Avenida Gentil Bittencourt, no 1144, Nazaré;
7. FUNBOSQUE. Avenida Nossa Senhora da Conceição, Distrito de Outeiro;
8. Icoaraci. Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso. Tv. dos Andradas, 1110 - Ponta Grossa;
9. Icoaraci. SEST SENAT. Av. Augusto Montenegro, 765 - Águas Negras
10. IT Center. Av. Senador Lemos, 3153, bairro da Sacramenta;
11. Mosqueiro. Casa de Endemias de Mosqueiro, Rua Francelina Santos (rua da bateria), Farol;
12. Mosqueiro. E.M.E.F. Desembargador Maroja Neto. Estr. do São Francisco, s/n - São Francisco;
13. Parque shopping, Hall de entrada. Av. Augusto Montenegro, 4300, Parque Verde.
14. Shopping Bosque Grão-Pará, entrada de carros exclusivo pelo acesso do Condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G);
15. UNAMA, Av. Alcindo Cacela, 287 – Umarizal;
16. Unidade de Referência Especializada Materno Infantil e Adolescente - UREMIA, Av. Alcindo Cacela, 1421 – Umarizal;
17. UNIFAMAZ, Av. Visc. de Souza Franco, 72 – Reduto;
18. Universidade Federal do Pará (Mirante do Rio/UFPA - Campus Guamá), situado no Campus Universitário Guamá – Av. Perimetral (entrada 3° Portão) em frente ao Terminal de Ônibus.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar