O Governo do Pará já realizou um total de 32.750 testes para Covid-19 por meio da realização de mutirões organizados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) entre 26 e 30 de janeiro em 10 locais de Belém e Ananindeua. Desse total, 21.038 deram negativo (não reagentes), 11.632 foram confirmados com o vírus (reagentes), 51 inclusivos e 59 sem resultado. Em dados estatísticos, 64,2% foram não reagentes; 35,6% reagentes e inconclusivos e sem resultados com 0,1% cada.

Leia também: Anvisa recebe 1º pedido de registro de autoteste para Covid

O mutirão de testagens se somou às outras estratégias do Governo para conter a terceira onda no Pará, como a intensificação da vacinação e o aumento da fiscalização de estabelecimentos quanto à exigência do passaporte vacinal e às normas de higiene.

Realizado no mesmo período também em outros 101 municípios mediante 74 mil testes enviados pela Sespa, os números do mutirão ainda não incluem o quantitativo de testes realizados no interior do Estado, cujas estratégias foram executadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. Nesse sentido, a Sespa continua avaliando as demandas dos municípios por testes.

A testagem em massa foi direcionada para pessoas que apresentavam sintomas leves, com a oferta de teste de antígeno. O exame é feito a partir de uma amostra coletada pelo swab nasal, com resultado pronto em 15 minutos.

Na avaliação do secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, o mutirão foi um sucesso porque, na detecção de casos de positivos, as pessoas foram orientadas a cumprir o isolamento social, a fimde conter a transmissão.

PONTOS

Mesmo após o fim do mutirão, ocorrido no domingo (30), as testagens oferecidas pela Sespa continuam à disposição da população no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), e na Usina da Paz, no bairro da Cabanagem. Em Ananindeua, prossegue também a testagem da população na Usina da Paz do Icuí Guajará.

Além desses locais, a Sespa prossegue oferecendo o ponto fixo de testagem no Aeroporto Internacional de Belém a passageiros que desembarcam na capital. É importante que a população de Belém saiba que os atendimentos seguem à disposição na URE Reduto, na avenida Doca de Souza Franco com Manoel Barata, sobretudo pra quem tiver sintomas leves e moderados de Covid-19.

Foto: João Gomes/Comus

MAIS ACESSADAS