plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
FORTE PRESENÇA

Celebração: há 40 anos mulheres entravam na PM do Pará

A data marca o início da presença das mulheres na corporação

Imagem ilustrativa da notícia Celebração: há 40 anos mulheres entravam na PM do Pará camera Primeiro efetivo feminino foi formado em 1º de fevereiro de 1982 | Polícia Militar do Pará

A entrada da primeira turma de policiais femininas na Polícia Militar do Pará aconteceu em 1º de fevereiro de 1982 no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) na ilha de Outeiro, em Belém. Um marco na história da segurança pública paraense que ditou novos rumos para as mulheres que estavam em busca de ingressar na corporação.

De 2019 para cá, mais mulheres passaram a exercer cargos de destaque, chefia, comando e assessoramento superior, valorizando a presença do gênero.

LEIA: Concurso da CGU com salário até R$ 19 mil é prorrogado

2ª Tenente Suzane foi a primeira mulher a integrar o Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará
📷 2ª Tenente Suzane foi a primeira mulher a integrar o Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará |Alex Ribeiro/Agência Pará

“A Polícia Militar, para nós, é fundamental. Não é à toa que a gente fez questão de comemorar, dia 1º de fevereiro de 2022, os 40 anos da presença feminina na corporação. Uma presença que, quando se iniciou lá em fevereiro de 82, era uma presença muito incipiente”, destaca o comandante geral da PMPA, coronel PM José Dilson Júnior.

"Essa valorização ocorre também na construção de melhores condições de trabalho, como por exemplo o cuidado em adquirir coletes balísticos apropriados para a anatomia feminina. É uma corporação que valoriza a presença, e se fortalece ao trazer a organização, a sensibilidade, a delicadeza e sobretudo a força das mulheres dentro da Polícia Militar", reconhece a tenente-coronel Simone Chagas, que há 21 anos integra os quadros da PM-PA.

1º de fevereiro também é celebrado o dia da Policial Militar no Pará
📷 1º de fevereiro também é celebrado o dia da Policial Militar no Pará |Polícia Militar

O trabalho desempenhado pelas policiais militares tem sido reconhecido frequentemente, possibilitando melhores condições no ambiente de trabalho. Para coroar esse dia, nesta terça-feira (1º) é celebrado também o Dia da Policial Militar no Pará, com base na lei ordinária 7.576, aprovada em 14 de dezembro de 2011.

+ Atriz surge irreconhecível após perder 35kg e enlouquece fãs

+ Juliana Bonde diz que Pe. Fábio de Melo "pega na periquita"

Para comemorar, foi promovido um evento pela corporação para prestigiar e enaltecer a figura da mulher na segurança pública. O que começou com apenas um pequeno efetivo de 50 mulheres, hoje representa mais de 1,8 mil policiais inseridas nas mais diversas funções da instituição.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias