No Pará, de acordo com a CNI, o PIB industrial é de R$ 55,5 bilhões, equivalente a 4,0% da indústria nacional. O setor é responsável por 34,3% de participação do PIB do Estado, segundo os dados de 2019, e gera cerca de 180 mil empregos. Atualmente, o Pará possui 6.131 empresas industriais em todo o Estado.
Os principais setores da indústria paraense são extração de minerais metálicos, com participação de 57,4%; serviços industriais de utilidade pública (18,2%); construção (13,6%); alimentos (3,4%) e metalurgia (2,8%). Juntos, esses setores representam 95,4% das indústrias no Estado.
Segundo a CNI, a extração de minerais metálicos foi a atividade que mais ganhou participação na indústria do Estado: aumentou 25.3 pontos percentuais entre 2009 e 2019. “Os dados representam a importância do setor mineral para o Estado, que gera empregos e leva desenvolvimento para os municípios onde está presente. Isso demonstra o quanto é necessário que o Pará receba novos investimentos, não só para este setor da indústria, mas para outros. Precisamos reduzir a insegurança jurídica, os gargalos ambientais e de infraestrutura e também o custo Brasil, com a aprovação das reformas administrativa e tributária, para que a indústria possa contribuir cada vez mais com o Estado”, aponta o presidente da Fiepa, José Conrado Santos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar